terça-feira, 18 de agosto de 2009

136-Antiga solução fitoterápica pode evitar a Gripe Suína

- O médico infectologista David Wib afirma que após várias pesquisas, descobriu uma forma de evitar o contágio pelo vírus H1N1, causador da gripe suína. Uma mistura de manjericão, pimenta do reino e cânfora.

As pesquisas realizadas pelo Instituto de Saúde de Utah (UHI) chegou a estes resultados após estudar o passado das pandemias, verificando as técnicas eficientes de combate às pestes que assolaram a humanidade, entre elas o surto de meningite do iníco dos anos 70, quando em alguns países, a incidência de casos foi menor, como no Paquistão, grande produtor de cânfora e pimenta do reino. Novamente, este país apresenta um dos menores índices de infecção pelo vírus H1N1, o que levou os pesquisadores a estudarem os motivos e, por consequência, à solução.

Voltando ao início dos anos 1970, quando um surto de menigite assolou o mundo, uma variação dessa defesa foi utilizada para evitar o contágio pela bactéria causadora da doença. Naquela época, o manjericão não foi utilizado por não possuir princípios ativos para auxílio do combate à bactéria, mas agora é diferente, afirma David Wib, pois trata-se de um vírus.

Na época, fazia-se uma pequena sacolinha de brim, onde era colocada a pedra de cânfora e as sementes de pimenta do reino, que era presa ao pescoço por um cordão de linha ou fio de nylon. A mesma técnica pode ser utilizada mas, segundo nossa consultora de moda Betty Teixeira, para que não fique um objeto estranho com as vestimentas atuais, o saquinho pode ser feito de algodão cru, utilizando um cordão de couro para prendê-lo ao pescoço.

Mesmo com essa proteção a mais, todos os médicos e cientistas são categóricos em afirmar que a população não deve abandonar as outras formas de evitar o contágio, como a utilização de álcool em gel para a desinfecção das mãos e utensílios, a água e sabão e, principalmente, a consulta a um médico no caso de suspeita de ter contraído o vírus.

Um comentário:

  1. Lena Rodriguez,

    A eficácia da cânfora na prevenção da Influenza A (H1N1) não é um fato cientificamente comprovado.

    O que ajuda na prevenção ao contágio pela Influenza A (H1N1) é uma boa alimentação, prática regular de exercícios, cuidados com a higiene e evitar frequentar possíveis focos de transmissão do vírus.

    Para mais informações:
    fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Assessoria de Comunicação
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...