segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

158- Síndrome De Burnout: Consequência Depressiva Desencadeada Pelo Estresse No Trabalho


ESSÊNCIAS FLORAIS

- Por se tratar de terapia é necessário a orientação de um profissional para orientar a melhor escolha das essências florais, atuando na causa do problema e não apenas aliviando sintomas -

Lena Rodriguez
Terapeuta Vibracional
www.cuidebemdevoce.com

*********

Pesquisas realizadas na década de 1970 acerca do mal estar dos profissionais, elaboraram a partir do conceito de estresse, o conceito de esgotamento profissional – denominado por alguns autores: burnout. O burnout se define, portanto, como uma síndrome do esgotamento físico e emocional, “[...] compreendendo o desenvolvimento de imagens negativas sobre si mesmo, de atitudes desfavoráveis em relação ao trabalho e uma perda de interesse em relação aos clientes” (CHANLAT, 1990, p. 120).

Essa síndrome foi observada originalmente, em profissões predominantemente relacionadas a um contato interpessoal mais exigente, tais como médicos, psicanalistas, assistentes sociais, professores, etc. Mas hoje, as observações já se estendem a todos profissionais que interagem de forma ativa com pessoas, que cuidam e/ou solucionam problemas de outras pessoas e obedecem a técnicas e métodos mais exigentes, fazendo parte de organizações de trabalho submetidas a avaliações.

O termo “Burnout é uma composição de burn = queima e out = exterior” (BALLONE, 2005). Sugerindo assim que a pessoa com esse tipo de estresse consome-se física e emocionalmente, passando a apresentar um comportamento agressivo e irritadiço (até como mecanismo de defesa emocional).

Entre os fatores visivelmente associados ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout, está a pouca autonomia no desenvolvimento profissional, problemas de relacionamento com as chefias, problemas de relacionamento com os colegas ou clientes, conflito entre trabalho e família e sentimento de desqualificação.

Cabe a cada trabalhador ‘conviver’ e dar vazão a estas tensões. Contudo, condições adversas na organização, nas relações ou no ambiente de trabalho, dificultam essas alternativas. A falta de recursos internos ou externos de enfrentamento desses problemas, levam ao cansaço e desistência simbólica como saída. Ou seja, “o Burnout passa a ser uma boa alternativa, embora traga sofrimento e gere conseqüências para a vida profissional e pessoal” (VASQUES – MENEZES, In: CODO (Org.), 2004, p. 37).

Julgo que esta síndrome seja a conseqüência mais depressiva do estresse desencadeado pelo trabalho.

Os sintomas mais comuns dessa síndrome evidenciam-se inicialmente por exaustão emocional, onde a pessoa sente que não pode mais ‘dar nada’ de si mesma. Em seguida desenvolve sentimentos e atitudes muito negativas como por exemplo, certo cinismo na relação com as pessoas e aparente insensibilidade afetiva.

Por exemplo, um motorista profissional que entra em burnout compromete suas relações afetivas e sociais. E enquanto as empresas de ônibus implantam canais de comunicação com os clientes e se preocupam em atender com qualidade, apenas submetendo seus profissionais a extensas horas nos cursos de “Qualidade no Atendimento”, o motorista manifesta seu sofrimento, sabotando sua própria imagem perante toda uma sociedade que assiste ao comportamento agressivo de destrato a idosos, colegas de trabalho e demais usuários de seu serviço e do trânsito. Isso sem falar em outras conseqüências como: consumo aumentado de café, álcool, incapacidade de concentração, freqüentes conflitos, sentimento de onipotência, baixo rendimento pessoal e elevadas taxas de absenteísmo ocupacional.

Alguns estudiosos do assunto defendem a Síndrome de Burnout como sendo diferente do estresse. Alegam que esta doença envolve atitudes e condutas negativas com relação aos clientes (usuários de seu serviço), organização e trabalho, enquanto o estresse apareceria mais como um esgotamento pessoal com interferência na sua relação com o trabalho.
Stress não é uma doença, é uma reação do organismo a uma ou mais sobrecargas. Enquanto que a Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".

Os doze estágios de Burnout mais conhecidos e evidentes são: necessidade de autoafirmação; dedicação intensificada, normalmente ‘solitária’; descaso com as necessidades pessoais básicas que ao longo do tempo perdem o sentido prazeroso como: comer, dormir, sair com os amigos; recalque de conflitos - o portador percebe que algo não vai bem, mas não enfrenta o problema. É quando ocorrem as manifestações físicas; reinterpretação dos valores - isolamento, fuga dos conflitos. O que antes tinha valor sofre desvalorização: lazer, casa, amigos, e a única medida da auto-estima é o trabalho; negação de problemas - nessa fase os outros são completamente desvalorizados e tidos como incapazes. Os contatos sociais são repelidos, cinismo e agressão são os sinais mais evidentes (conforme foi ressaltado); recolhimento; mudanças evidentes de comportamento; despersonalização; vazio interior; depressão - marcas de indiferença, desesperança, exaustão. A vida perde o sentido; e, finalmente, a síndrome do esgotamento profissional propriamente dita, que corresponde ao colapso físico e mental. Esse estágio é considerado de emergência e a ajuda médica e psicológica é um caminho urgente.

Fonte

4 comentários:

  1. Grata Lena, por esse artigo. Foi muito ùtil e oportuno.
    Luz em seu viver.
    Maria do Carmo

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM ESSE ARTIGO,ACHO ME ENCAIXO NELE INFELIZMENTE...QUAL A CLASSE MEDICA A SER PROCURADA?HA NESCESIDADE DE AJUDA DE MEDICAMENTOS?PISICOLOGOS OU PSIQUIATRAS?DBRIGADO PELA GDE AJUDA Q ESSE ARTIGO ME PROPORCIONOU,ANAMASTE....

    ResponderExcluir
  3. Sou suspeita para indicar, pois eu jamais procuraria alguem que não fosse da área que abracei há 19 anos agora...rsrs
    Paz do Eu!

    ResponderExcluir

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...