quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SALSA, SALSINHA… TEMPERO OU REMÉDIO?


  
Origem

Natural da Europa, a salsa (conhecida também por salsinha, salsa-de-cheiro ou salsa-hortense) foi trazida para o Brasil no início da colonização. Seu cultivo é relativamente fácil: pode ser cultivada em vasos e adapta-se muito bem a terrenos areno-argilosos, ricos em matéria orgânica, fracamente ácidos e bem drenados.  Os antigos egípcios usavam-na como um remédio para dor de estômago e distúrbios urinários. Os romanos acreditavam que a salsa evitava intoxicação e, portanto, a empregava para desodorizar o ar (repleto de álcool) durante seus banquetes. No passado acreditava-se que ela era capaz de curar doenças como a malária, a peste e o envenenamento. Atualmente, ela é mais conhecida pelas suas propriedades diuréticas e carminativas.
Mas, afinal, como utilizá-la medicinalmente?

Propriedades Terapêuticas

  • Diurética (facilita a secreçao da urina)
  •  Emenagoga (provoca a vinda da menstruação)
  • Carminativa (combate os gases intestinais)
  • Expectorante (facilita a expectoração)
  • Antitérmica (combate a febre)
  • Eupéptica (melhora a digestão)
  • Vitaminizante (colabora na regeneração das células)
  • Aperiente (abre o apetite)
  • Antiinflamatória (combate inflamações)

Indicaçoes

As folhas podem ser utilizadas para combater: 
  • Febres Intermitentes – Uso interno: suco – 1 colher de sopa três a quatro vezes ao dia.
  • Bronquite Asmática e Laringite Crônica – Uso interno: suco adoçado com mel – 1/2 xícara de café uma vez por dia, em jejum.
  • Equimoses – Uso externo: suco (sob a forma de compressa) – aplicar, no mínimo, três vezes ao dia.
  • Disenteria – Uso interno: chá por decocção – 1 xícara três a quatro vezes ao dia.
  • Inflamaçao e Edema de Pálpebras – Uso externo: sob a forma de cataplasma fria – aplicar várias vezes ao dia.
  • Hemorragias Nasais – Uso externo: introduzir folhas trituradas nas narinas.
  • Hemorragias de Ulceras e Feridas, Picadas de Insetos, Nevralgias – Uso externo: sob a forma de cataplasma – aplicar três a quatro vezes ao dia.
As raízes podem ser empregadas no combate a:
  • Gases Intestinais – Uso interno: chá por decocçao – 1 xícara três a quatro vezes ao dia.
  • Nefrite e Cistite – Uso interno: chá por infusao – 1 xícara três a quatro vezes ao dia.
  • Anasarca, Hidropisia, Edemas de Membros Inferiores – Uso interno: chá por decocção (de 30 a 100g para cada litro de água) – 1/2 xícara de 4 em 4 horas.
As sementes atuam na:
  • Atonia Gástrica e Nevralgias em geral – Uso interno: chá por decocçao – 1 xícara três vezes ao dia.

ATENÇÃO: Se você é adepto da medicina natural, experimente os efeitos terapêuticos da salsa e descubra porque os fitoterapêutas a recomendam até hoje; MAS CUIDADO, A salsa, através de uso interno, é contra-indicada para gestantes e lactantes, pois um de seus componentes, o apiol, é estrogênico; isto é, altera o sistema reprodutor feminino e pode provocar o aborto.

Limpe seus Rins

Os anos passam e nossos  rins vão filtrando nosso sangue para remover o sal e outros intoxicantes que entram no organismo.

Com o tempo, o sal se acumula e precisamos de uma limpeza. Como fazer isso? 

De um modo simples e barato: 

Pegue um maço de salsa e lave bem. Corte bem picadinho e ponha em uma vasilha com água limpa. 

Ferva por 10 minutos e deixe esfriar. Coe, ponha em uma jarra com tampa e guarde na geladeira.

Beba um copo todos os dias, e você vai perceber que o sal e outros venenos acumulados nos rins saem na urina.

Você vai notar a diferença! 

Há muitos anos a salsa é reconhecida como o melhor tratamento de limpeza dos rins. E é um remédio natural!

 Sobre a Salsa

A salsa é uma das ervas com propriedades terapêuticas menos reconhecidas.  Ela contém mais vitamina  C do que qualquer outro vegetal da nossa culinária (166mg por 100g). Isso é três vezes mais que a laranja.

A salsa contém também ferro  (5.5mg /100g), magnésio (2.7mg / 100g), cálcio (245mg / 100g) e potássio (1mg / 100g) .

De acordo com o Padre Kneipp essa planta é um poderoso diurético, curando a retenção de água no organismo, sendo  recomendada para pedra nos rins, reumatismo e cólica menstrual.

Sua alta concentração de vitamina C ajuda na absorção de ferro.

O suco de salsa, sendo uma bebida natural,  pode ser tomado misturado com outros sucos, 3 vezes ao dia. Um amigo comentou que seu pai tomava suco de salsinha nos dias de quimio e que quase não tinha os efeitos colaterais. Para aqueles que estão enfrentando o cancer, sucos verdes são Muito bons.

(Recebi por e-mail, sem autoria)

******

Lena Rodriguez

4 comentários:

  1. ola,estou precisando de tomar esse chá de salsa,minha urina está um pouco escura,eu só queria saber quantos ml de água e se é mesmo só um copo? tenho salsa organica picadinha congelada,pode fazer com essa mesmo?ou tem que ser fresco?que maravilha esse blog!
    Desde já agradeço,abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ser fresco sim. Um copo de 300ml ao dia por no mínimo 7 dias consecutivos.
      Melhor só um copo a cada 34 horas sim ( 300 ml )

      Excluir
  2. Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS? Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)? Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre FpS de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que clcn venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele clcn não pense mais nas outras? mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém?). Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma

    ResponderExcluir
  3. ola tudo bem!!bom dia..
    vi uma postagem no facebook falando sobre salsa remedio para os rins queria saber se eu como tenho hipercauciuria cronica posso tomar o suco de salsa..pois muitas coisas nao posso tomar ou comer por conter grande indicios de calcio??agradeceria se puder me exclarecer essa duvida..Me chamo victor e meu email p vc postar a resposta e vyctorbaio2207@hotmail.com.obrigado

    ResponderExcluir

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...