quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Maçã contra o Mal de Alzheimer



Alzheimer: suco de maçã diminui os níveis de substância beta-amiloide no cérebro de ratos, segundo pesquisa publicada no Journal of Alzheimer's Disease

Estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Massachusetts, no Journal of Alzheimer's Disease, demonstrou que ratos que receberam suplementação dietética com suco de maçã produziram menor quantidade de proteína beta-amilóide, a qual é responsável por formar as "placas senis" comumente encontradas no cérebro de pessoas com a doença de Alzheimer.

Estes resultados fornecem evidências que ligam fatores de riscos nutricionais e genéticos à neurodegeneração relacionada com a idade. A suplementação dietética com suco de maçã associada a uma dieta balanceada pode proteger o cérebro dos efeitos do estresse oxidativo, segundo Thomas B. Shea, Ph.D., pesquisador e diretor do centro de pesquisa em neurobiologia e neurodegeneração celular da Universidade de Massachusetts.

Shea e colaboradores avaliaram se o consumo deste suco protegia contra danos cerebrais oxidativos em camundongos. Os resultados mostram que existe algo na maçã que protege as células cerebrais do envelhecimento normal, muito semelhante à proteção observada anteriormente contra sintomas semelhantes aos da doença de Alzheimer.

Camundongos adultos e idosos usando uma dieta padrão, uma dieta deficiente em nutrientes ou uma dieta deficiente em nutrientes suplementada com suco de maçã foram avaliados. Os camundongos adultos não sofreram os efeitos negativos das dietas deficientes, somente os camundongos mais velhos, o que está de acordo com o envelhecimento normal devido à neurodegeneração oxidativa. 

O efeito na cognição foi medido através de testes de labirinto e por exames do tecido cerebral. Os camundongos idosos que consumiram dietas suplementadas com suco de maçã tiveram melhor desempenho nos testes de labirinto e todos tinham menos danos cerebrais oxidativos comparados àqueles com a dieta padrão. 

A suplementação com suco de maçã resultou em acuidade mental maior quando os camundongos envelhecidos consumiram o equivalente a 2 ou 3 xícaras de suco, ou seja, aproximadamente de 2 a 4 maçãs por dia. 

Acredita-se que este efeito seja devido aos altos níveis de antioxidantes presentes nesta fruta.



*****
Vinagre de Maça - O livro "FOLK MEDICINE 

O livro "FOLK MEDICINE- O Guia Médico Vermontês para a Boa Saúde" é um classico da literatura americana , nos ensina sobre a Medicina dos Povos, foi editado pela primeira vez em 1957 pelo então médico famoso Dr. D.C. Jarvis,  e desde então tem mexido com milhões de pessoas por esse mundo afora, aonde foi traduzido, pois suas afirmações foram revolucionárias desde sua edição até hoje. 

Vinagre de maçã - a farmácia no pomar 

Rico em vitaminas, sais minerais, oligoelementos e enzimas, previne e cura muitas doenças e caiu nas graças do povo há muitos anos. O Dr. D. C. Jarvis, médico de Vermont, Estados Unidos, fala de suas experiências e indica formas de uso desse clássico da medicina popular.

A julgar pela extensa lista de benefícios promovidos pelo vinagre de maçã, o produto é o mais novo candidato ao título de milagre do pomar. Mais novo candidato? Nem tanto. O uso do vinagre data de milênios e atualmente, embora sem aval científico, é utilizado diariamente pelo povo e seu uso vai muito além da fé e do folclore.

A demora do aval científico não é novidade. O mesmo ocorria até pouco tempo com muitos outros produtos de efeitos medicinais indiscutíveis e só recentemente pesquisados e suas virtudes aceitas e divulgadas.

Uma rápida avaliação dos elementos que compõem o vinagre de maçã é suficiente para entender sua fama de protetor da saúde: são mais de trinta elementos nutritivos básicos, além de sais minerais, enzimas essenciais e complexos vitamínicos. Contém ainda muitos minerais e oligoelementos vitais, como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cloro, sódio, enxofre, cobre, ferro, flúor e silício.

Entre muitas outras virtudes, ele é considerado antioxidante, antiflamatório e antibiótico. Equilibra o pH do sangue e da pele. Reduz colesterol, protege o estômago contra intoxicação alimentar...


Alzheimer , entre tantas outras patologias, além de fatores nutricionais, etc., têm uma série de envolvimentos... Uma das medicinas mais antigas (5000 anos), MTC - Medicina Tradicional Chinesa, diz que a boa saúde começa pela alimentação... Porém, é  uma medicina que vê o homem como um todo; físico, mental, emocional e espiritual... Não somos fragmentados!

Há quase 100 anos atrás o Dr. Edward Bach se auto curou de um câncer, deixou-nos um legado inestimável através de suas 38 Essências Florais e seu desejo é que os mesmos estivessem em todos os lares do mundo. Em sua vivência e abnegada prática descobriu e afirmou: "Não existem doenças e sim doentes."... Portanto, impossível separar, saúde física e mental... Quando  nos harmonizamos e nos equilibramos mental e emocionamente, conseguimos discernir nossas escolhas por nutrição física mais saudável e nosso espírito, fator mor que anima a matéria densa, pode se manifestar cada vez mais e assim, podermos vivenciar nossa experiência humana cada vez mais, em constantes estado de paz interna.

Cuide Bem De Você!


Lena Rodriguez

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...