quinta-feira, 4 de abril de 2013

Psiquiatria - O Marketing da Loucura - 4: Vender doenças



Visite o site da CCHR (http://www.cchr.pt).


Capítulo 4: Vender Doenças

VENDER DOENÇAS A PESSOAS SÃS PREOCUPADAS

 
Vender doenças: "O ato de convencer essencialmente pessoas saudáveis de que estas estão doentes, ou pessoas levemente doentes de que estas estão muito doentes."

 
Os psiquiatras sabem acerca disto. As companhias farmacêuticas sabem acerca disto. Executivos de publicidade em todo o mundo também sabem.


Vender doenças é uma estratégia altamente bem--sucedida que transforma situações da vida quotidiana em estados de doença psiquiátrica, levando pessoas de qualquer estilo de vida a preocuparem--se com a última "doença mental" — e ir em busca de um comprimido.


E de acordo com um guru do marketing: "Nenhuma categoria terapêutica está mais aberta a ser estigmatizada do que o campo da ansiedade e depressão, onde as doenças são raramente baseadas em sintomas médicos mensuráveis e consequentemente, abrindo a porta à definição conceptual."

 
E isso funciona. Os psiquiatras e as companhias farmacêuticas criaram um mercado lucrativo com receitas brutas de mais de 150.000 dólares por minuto.


Mas com a campanha de vender doenças a criar a ilusão de doenças mentais amplamente difundidas, até que ponto os medicamentos psiquiátricos prescritos para o tratamento são seguros?

Veja também:

Psicotrópicos: Psiquiatria - O Marketing da Loucura – 1: A história.


Psiquiatria - O Marketing da Loucura - 2: Psicotrópicos - A história

Psiquiatria - O Marketing da Loucura - 3: Os que são a favor diga sim, DSM 

_________

www.cuidebemdevoce.comCuide bem de você...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...