domingo, 18 de janeiro de 2015

As Proezas do Broto de Amêndoas

Todo potencial e magia do Broto de Amêndoa na correção e prevenção de doenças...
Um maravilhoso Alimento Funcional
capaz de realizar proezas...

Um grão mais que Especial 
A Amêndoa em sua forma in-natura, já sem a casca grossa e revestida apenas por uma fina película, é um dos grãos mais nutritivos da natureza. Rica em óleos insaturados, aqueles que aumentam o bom colesterol (HDL), traz tantos benefícios à saúde que chega a causar espanto. Mas, apesar de proporcionar tantos benefícios ao corpo, em seu estado natural, ainda contém gorduras saturadas e às vezes é de digestão difícil. No entanto, depois de passar por um processo químico chamado “germinação”, quando se transforma em Broto, muda completamente de forma. Então acontece a mágica, além de manter todos os nutrientes, perde sua porção de gordura saturada (a ruim) e ganha o status de alimento de fácil digestão e rápida saciedade. Mais ainda, como Broto germinado, diminui seu teor calórico e todos os seus nutrientes são potencializados.

Mas o Que é um Broto Germinado? Trata-se da semente em seu estado inicial de germinação, quando ela inicia seu processo bioquímico para se transformar em árvore, ou planta. É chamada nessa etapa de Broto. Um Broto representa na verdade todo potencial energético da árvore que ele representa. Trata-se ainda de um alimento vivo, uma vez que o broto está em plena fase de mudança. Deixou de ser semente e se transformou num embrião em sua fase gestacional, carregando tantos nutrientes em seu núcleo, que chega a impressionar.

Uma Mudança genética que a Transforma num Supernutriente

Há uma mudança bioquímica em toda sua estrutura, por isso é riquíssima em proteínas, minerais e aminoácidos. Em sua forma germinada, possui mais nutrientes que leite, carne e ovos, sendo considerada um dos alimentos vivos dos mais completos que existe na natureza.
A Amêndoa em sua forma germinada, depois de apenas 1 dia e meio de preparo, em média, transforma-se em um dos alimentos mais ricos em Cálcio que se conhece. Mais uma vantagem, pode ser consumida sem o temor dos Oxalatos, substâncias que normalmente são liberadas dos alimentos comuns ricos em cálcio, que depois acabam por formar os indesejáveis cálculos renais.
Na verdade o Broto de Amêndoa, não apenas evita o aparecimento dos Cálculos Renais, mas também evita que se desenvolvam depois de formados. Mais ainda, acredita-se mesmo que seja capaz de reduzir o tamanho daqueles já existentes.


Eis uma lista parcial das potencialidades desse Superalimento:

  • Contém FlavonóidesFitoquímicos e Fibras.
  • 1/4 de uma xícara (cerca de 18 gramas) contém mais proteínas que um ovo comum.
  • Rica em ômega 6 e 9.
  • Faz aumentar a resistência do Sistema Imunológico.
  • É um potente antioxidante (protege as células contras os Radicais Livres).
  • Reduz o Risco do aparecimento do Câncer.
  • Reduz o Risco do aparecimento do Câncer do Cólon.
  • Protege contra problemas cardiovasculares.
  • Regula o açúcar no sangue e a resistência à Insulina em Diabéticos do Tipo 2.
  • Reduz o risco do aparecimento de Diabetes tipo 2.
  • Retarda o envelhecimento das células do corpo.
  • Protege contra a Demência.
  • Repara falhas e protege o DNA.
  • Combate a Pressão Alta.
  • Promove a boa saúde dos Olhos.
  • Proteção contra a doença de Alzheimer.
  • Espetacular proteção contra a Osteoporose.
  • Previne Derrames.
  • Reduz a frequência do aparecimento das crises de Enxaqueca.
  • Promove alívio contra a TPM (Tensão pré-menstrual).
  • Ajuda a equilibrar os Hormônios femininos durante o climatério e menopausa.
  • Previne ataques de Vertigens Epilépticas.
  • Grande no combate aos sintomas da Gripe e Resfriados comuns.
  • Previne contra a Calvície.
  • Combate as inflamações do Organismo.
  • Previne a formação de pedras nos Rins.
  • São fontes riquíssimas de gorduras Monoinsaturadas que ajudam a baixar o Colesterol LDL (o ruim) do sangue. 1/4 de xícara de amêndoas germinadas (aproximadamente 7/9 amêndoas médias) por dia ajudam a baixar o Colesterol LDL em cerca de 10%.

De fato a lista impressiona! Mas isso ainda não é tudo...



Germinadas são 13% menos calóricas que as normais. São mais nutritivas e a oleosidade comum da semente in-natura desaparece. 
Rica em fibras e óleos Monoinsaturados (Gordura que aumenta o bom Colesterol, o HDL), é especialmente benéfica para as mulheres, uma vez que é rica em substâncias que ajudam a equilibrar seus hormônios, especialmente no período pré-menstrual ou durante climatério e menopausa.
Pode ser consumida crua ou em forma de leite. De fato, bastam 7/9 unidades germinadas para fornecer um copo pequeno de leite. Com uma vantagem, contém 4 vezes mais cálcio que o produto da vaca.
Em seu estado germinado, é de fácil digestão e favorece a saciedade. Resultado, a pessoa pode sentir-se um pouco, digamos, sem fome!
Vale ressaltar que, depois de germinada, ela, além de manter todos os benefícios indicados, ainda ganha mais minerais, mais fibras, e perde completamente a oleosidade que o grão tradicional apresenta. Nesse estado, sua carga glicêmica (quantidade de açúcar que libera na corrente sanguínea) é quase de zero, o que a torna um alimento perfeito para os portadores de Diabetes do tipo 2.
Uma boa razão para a germinação da Amêndoa é que ela libera uma substância chamada Lípase, que é responsável pela digestão e adequada absorção das gorduras pelo organismo. Na Amêndoa in-natura esta substância não existe.
No processo de germinação, a gordura saturada se transforma em Insaturada. Isso ocorre porque quimicamente a semente mudou. Ela agora está repleta de todos os nutrientes, enzimas e minerais que a planta precisaria para se transformar numa nova árvore, daí seu imenso potencial energético.
Ela está no seu estado Alcalino, por isso é de fácil absorção pelo organismo.
Pode ser consumida com a pele, mas sem pele tem um sabor melhor.
Os grãos in-natura (estado não germinado) contêm o ácido Fítico, substância que inibe a absorção de cálcio, cobre, ferro, magnésio, zinco, e de outros nutrientes, pelo organismo.
Sendo esse ácido hidrossolúvel (se dissolve na água), esta substância é anulada no processo de germinação da semente.
A fração de Ácido Fítico hidrossolúvel pode ser de 10% no gergelim até 70 a 97% em alguns feijões (soja em flocos, feijão branco e azuki), e é bastante alta nas frutas que amadurecem para consumo depois de colhidas.
No caso dos grãos, embebê-los em água é fundamental para ativar e acelerar o processo de germinação e eliminar essa substância do alimento.
Valor Calórico:
28 gramas de Amêndoas germinadas contém 163 calorias com 99 calorias de gorduras. Isso equivale a 8% das necessidades diárias de calorias (numa dieta de 2.000 calorias). Isso equivale a 13% menos calorias que as sementes in-natura.
Gorduras e Colesterol:
28 gramas de Brotos de Amêndoas contém cerca de 11 gramas de gorduras totais. Destes, menos de 1% são de gorduras saturadas (a considerada ruim).
Em comparação, 28 gramas de Amêndoa in-natura contém 12.8 gramas de gorduras e cerca de 16% a mais de gordura saturada.
Os brotos ainda contém em abundância substâncias que são responsáveis pela redução radical do Colesterol LDL (o ruim). São elas, o Campesterol, Beta-Sitosterol (substância importante para o tratamento de problemas da próstata, cardíacos e imunológicos) e Stanol (grupo de compostos químicos conhecidos por reduzir da corrente sanguínea os níveis do mau Colesterol, o LDL).
Carboidratos:
28 gramas contêm 6 gramas de carboidratos, 2% das necessidades diárias. Contém 3.3 gramas de fibras, uma forma não digestiva de carboidrato que ajuda a limpar o intestino grosso e promove a saúde do aparelho digestivo. A maioria dos adultos precisa de 225 a 325 gramas de carboidratos por dia, dos quais, 20 a 30 gramas delas devem vir das fibras consumidas.
Proteínas:
28 gramas contêm 6 gramas de proteínas. As proteínas são necessárias à saúde das células e cuidam da reparação dos tecidos. As Proteínas devem ser de cerca de 10 a 15% do total de calorias ingeridas por dia. As Amêndoas possuem cerca 10% dos valores diários desse nutriente.
Vitaminas e Minerais:
São particularmente ricas nas vitaminas do complexo B, que convertem os carboidratos em energia para o corpo, e também regulam a saúde do coração e do sistema nervoso. São ainda plenas de vitamina E, magnésio, fósforo e manganês.

Como transformar a Amêndoa em Broto:
  •  Separe um punhado de sementes sem a casca dura, devem estar recobertas apenas por uma pele protetora de cor marrom clara.Depois lave todas em água limpa e filtrada.
  • Colocar um punhado delas em um recipiente com água limpa e deixar de molho por 12 horas aproximadamente.
    Evite que esta água seja de torneira, a fluoretada.
    Prefira água filtrada, fervida ou mineral.
    A qualidade da água influencia na qualidade dos Brotos.
  • Prefira aquelas sementes com a película completa, sem falhas na superfície.
  • As sementes que flutuarem na água deverão ser descartadas.
  • Depois de embebidas em água pode deixá-las de molho em um recipiente dentro da geladeira, ou em local arejado e protegido da luz e do calor excessivo.
  • Passadas as 12 horas, enxague-as com água limpa e deixe de novo de molho, em nova água, por cerca de 1 a 3 horas. Nesse estágio ela já vai estar “mais crescida”. Isso indica que já atingiu a fase de germinação.
  • Basta agora escoar a água. Descasque uma delas e observe que um pequeno "Talo" começa a brotar na parte pontuda da semente. Pronto ela Já está germinada, já pode ser chamada de Broto e está pronta para o consumo.
  • Na geladeira, em um recipiente fechado, continuará fresca para consumo por cerca de 5 dias.
  • Retire a película e coma. A consistência é crocante como um pequeno biscoito meio doce.
  • Ocorre de algumas vezes elas “passarem do ponto”, ou porque ficaram além do tempo de molho, ou porque as sementes estavam estragadas, ou porque estavam com a pele danificada. Terão um gosto meio ruim, como se estivessem oxidadas. Estas não deverão ser consumidas.
  • Pode-se acrescentá-las às saladas, mas deve ser consumida sempre crua.
  • Se preferir pode bater no liquidificador e fazer o leite. Para um copo bastam 7/9 sementes germinadas e sem a pele, em um pouco de água.
  • Se quiser pode coar para beber, senão, pode-se ingerir com as fibras.


Efeitos colaterais:

No estado de “Não germinadas” podem causar algum desconforto estomacal devido ao seu alto teor de óleos (apesar de serem óleos benéficos). É também bastante calórica.

Quando germinada, a oleosidade desaparece, e não apresenta nenhum efeito colateral, podendo ser consumida sem problemas mesmo por crianças.

Apenas não exagere, não há necessidade. Entre 5 a 9 por dia já é uma quantia mais que suficiente para se obter os benefícios.
Tabela Nutricional da Amêndoa em sua forma Natural/Germinada
Porção de 100 gramas.
Calorias: 575
Minerais:
Cálcio: 264mg - 26% da dose diária recomendada
Ferro: 3.72mg - 21%
Magnésio: 268mg - 67%
Fósforo: 484mg - 48%
Sódio: 1mg - 0%
Potássio: 705mg - 20%
Zinco: 3.08 - 21%
Cobre: 0.996mg - 50%
Manganês: 2.285mg - 114%
Selênio: 2.5μg - 4%

Vitaminas:
Vitamina A: 1UI - 0% da dose diária recomendada
Vitamina E: 26.22mg - 87% 
Tiamina: 0.211mg - 14% 
Riboflavina: 1.014mg - 60% 
Niacina: 3.385mg - 17% 
Ácido Pantotênico: 0.469mg - 5% 
Vitamina B6: 0.143mg - 7% 
Folato (Ácido Fólico): 50μg - 13% 
Colina: 52.1mg ˜ 
Luteína + Zeaxantina: 1μg ˜ 

Gorduras Totais: 49.42g 76% da dose diária recomendada 
Gorduras Saturadas: 3.731g 19% (Amêndoa não Germinada)
Gorduras Saturadas: 0g 0% (Broto)
Gorduras Monoinsaturadas: 40.00g
Gorduras Poliinsaturadas: 9.38g
Colesterol 0mg 0% 
Sódio: 1mg 0% 
Total Carboidratos: 21.67g 7% 
Fibras: 12.2g 49% 
Açúcar: 3.89g ˜ 
Proteínas: 21.22g ˜ 
Cálcio: 26% 
Ferro: 21%
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Bibliografia de apoio: http://www.livestrong.com/article/401461-nutritional-facts-on-sprouted-almonds/
Rosset, M. Distribuição de ácido fítico e minerais durante o processamento de extrato hidrossolúvel de soja e tofu. Londrina, PR: UEL. 2007. Tese (Mestrado em Ciência de alimentos) Universidade Estadual de Londrina. 2007.
Santana, LFR et al. Valor Nutritivo e Fatores Antinutricionais de Multimisturas Utilizadas como Alternativa Alimentar. Viçosa, MG. 2000. Brazilian Journal of Food Technology. Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG. 2000.
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