terça-feira, 14 de outubro de 2008

70-SOJA É BOM?

Mercedes Correia é por assim dizer “viciada” em bebidas e comidas à base de soja. Há mais ou menos 3 anos que ela substituiu as proteínas animais pelas vegetais.

Há muitas razões para dizer que a soja é um alimento fantástico. A principal é a econômica. O agronegócio prospera como nunca, sendo a soja talvez o principal combustível. A cada dia nasce diversos produtos industrializados à base de soja. Mas será que a soja é realmente tudo isso que falam?

A manipulação da soja pelo homem começou lá atrás, na China, onde os chineses criaram o processo de fermentação dos grãos, resultando no missô e no shoyu. Os antigos chineses consumiam a soja fermentada apenas para condimentar os alimentos, e não para substituí-los. Porém, com o passar dos séculos, com o desenvolvimento das sociedades capitalistas, a soja se transformou num negócio altamente lucrativo.

você sabia que a maioria dos alimentos industrializados de soja não são fermentados? A fermentação neutraliza as toxinas contidas nos grãos de soja. Infelizmente, o processo industrial de fabricação dos produtos à base de soja altera apenas a constituição protéica desse alimento aumentando os níveis cancerígenos.

O pâncreas, um órgão que fica abaixo do estômago e colado no início do intestino delgado (duodeno). Produz uma enzima digestiva chamada tripsinogênio que ao reagir no estômago se transforma em tripsina. A tripsina no duodeno ajuda a “quebrar” as proteínas, como carnes, por exemplo, facilitando o processo de assimilação dos nutrientes.

Agora vejamos. Tudo que a gente consome (come ou bebe) diuturnamente produz um efeito homeopático em nosso corpo. As pequenas doses de comida ou bebida tendem a um resultado negativo ou positivo sobre o nosso corpo (órgãos) no médio ou longo prazo. Vejamos no caso da soja. Como seus grãos não são fermentados, as toxinas ainda estão presentes nesse alimento em pequenas doses. Se você tomar um copo de bebida de soja industrializada, aromatizada ou não, obviamente que não vai lhe causar de imediato qualquer problema, haja a vista que o corpo é sábio o suficiente de expelir pelas fezes, pele ou urina tais toxinas. Mas se você diuturnamente, dia após dia, consumir esse leite ou comida milagrosos, a história vai ser outra.

A soja inibe a produção de tripsinogênio pelo pâncreas, prejudicando a digestão dos alimentos protéicos no duodeno.

Você sabia também que tem toma ou come produtos à base de soja industrializada devem tomar suplementos de vitamina B12 no corpo? Para que serve a B12 ?! Ajuda na formação do sangue e no sistema nervoso. Carência de B12 no corpo causa anemia e distúrbios nervosos.

Quem toma ou come todo dia derivados da soja industrializados deve-se também aumentar o nível de vitamina D no organismo. A vitamina D ajuda na absorção de cálcio no intestino e facilitar a formação normal dos ossos . Tomar sol e fazer exercícios de movimento todo dia são uma saída para manter os níveis de vitamina D no corpo.

por Luiz Fernando Theodoro de Jesus - theodorojesus@yahoo.com.br > Pesquisador de assuntos científicos sobre saúde e psicologia. Nossa função é orientar porque somente o conhecimento liberta nossa consciência.
http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=12943

2 comentários:

  1. aff..que ruim"!!!!!.estava tão animada com o meu saco de soja que comprei ... vc me desiludiu com força... mais ainda não sei se acredito..afinel... net ...é net"!!!!!

    ResponderExcluir
  2. sou mais uma pessoa que com a menopausa tenho sofrido muitas crises e sou uma mulher que começou muito cedo com menopausa aos 35 anos ja estava na menopausa pergunto passar a ter uma alimentação a base de sorja e bom pois o tratamento de reposição de ormoneos não posos fazer

    ResponderExcluir

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...