sábado, 8 de agosto de 2009

127-Sobre a Gripe Suína Médica Káthia Ribas



Escreveu assim a Médica Káthia Ribas CRM 9448 (Gerência do Instituto Curitiba de Saúde):



Estive com o Secretário Estadual de Saúde, participei da reunião do Ministério da Saúde, conversei com as autoridades da Vigilância Sanitária, SAMU e Secr. Municipal de Saúde, além de epidemiologistas e infectologistas.

Não satisfeita, liguei para o CDC (
Centro de Controle de Doenças em Atlanta), onde trabalha uma colega minha de turma.

A situação atual é a seguinte:

O vírus (
H1N1) veio para ficar. Nesta 1º onda do vírus no Brasil, calcula-se que 70.000.000 de brasileiros terão contato com ele até final de setembro.

Das atuais viroses respiratórias presentes no sul do país, 60% já são do novo vírus, isto é, das pessoas com gripe que falamos,
mais da metade já tem o novo vírus...

Isto é uma projeção estatística, ou seja, não há mais capacidade para se fazer exame de todos os suspeitos.

A condução dos casos será como da gripe comum, e somente os casos graves ou em grupos de risco haverá dispensação da medicação antiviral.

O vírus (H1N1)
tem maior transmissibilidade que o vírus influenza, mas tem menor patogenicidade, ou seja, MATA MENOS QUE A GRIPE COMUM... acontece que ele tem tropismo por organismo com alguma brecha imunológica que comprometa as defesas habituais, então ele pode ser potencialmente mais agressivo em pacientes com: nutrição inadequada, más condições de higiene, cardiopatas e pneumopatas crônicos, asmáticos graves, renais crônicos, diabéticos, obesos mórbidos, imunossupressores (corticoides, tto para câncer) e doenças degenerativas.

Em pessoas hígidas, dificilmente haverá complicação, e, volto e frisar,
A MORTALIDADE É MENOR QUE O VIRUS DA GRIPE COMUM.

...Nesta semana,
o ministério anunciou que 70.142 pessoas foram mortas pela gripe sazonal (comum) no país em 2008... (Folha de S. Paulo)

Por enquanto o importante é:
boa alimentação, ambientes arejados, higiene adequada de mãos e vias aéreas. Álcool pode ser usado em superfícies potencialmente contaminadas.


Evitar locais fechados pelo menos nos próximos 15 dias, enquanto o vírus está em curva ascendente...
Depois, é vida normal.

Em 99,85% dos quadros de (H1N1) a evolução será ABSOLUTAMENTE BENIGNA, ou seja, portados assintomático, sintomas leves ou moderados, perfeitamente tratados com: cama e sintomáticos (repouso por 5 dias está mais que suficiente).

O
afastamento das aulas é muito mais uma medida tranquilizadora para os pais, enquanto as equipes das escolas são adequadamente preparadas para receberem os estudantes e conviverem com a nova doença.

As 2 gripes estão ai, os sintomas são idênticos, não há porque saber se é gripe A ou influenza, a conduta será igual, e evoluirá geralmente bem.

Tivemos mortes, sim (porém 3 das mortes da semana passada acabaram se confirmando como da influenza, e não da gripe A).
Alguns jovens saudáveis faleceram sim, mas na grande maioria , mesmo nos jovens, havia algum fator basal predisponente: acompanhei 3 casos: 1 criança do interior(
desnutrida); 1 adulto com 33 anos (cirrose) e 1 senhora de 54 anos (asmática grave).

Portanto, amigos, muita cautela na transmissão de informações.

Evitem lotar os hospitais com casos leves, só em casos de febre = ou > de 38ºC, dor de garganta ou dificuldade respiratória as pessoas deverão procurar os postos de Saúde.

Abç,

Káthia Ribas CRM 9448
Gerência do Instituto Curitiba de Saúde

11 comentários:

  1. Certo. Pergunte a ela entao pq estao morrendo tantas gravidas, adolescentes e adultos jovens, como NUNCA SE MORREU NA HISTÓRIA DESSE PAÍS POR UMA DOENÇA VIROTICA AGUDA. Queira a doutora explicar isso.

    ResponderExcluir
  2. Curioso... é muito informação desencontrada, primeiro falam que é grave e mata, depois vem com esse papo tranquilizador.

    Vai ver esse virus foi mesmo criado em laboratório só para por panico na população e vender remedio, já que a Roche e companhia estavam para falir por causa da crise econômica.

    ResponderExcluir
  3. Você sabe quanta pessoa morreram de "dengue" no ano passado? 40.0000 pessoas. Só as notificadas, e ninguém fala nisso. Esta é uma gripe da midia. Não sei, ou melhor, não tenho como provar, a origem e a intenção da dita porcina...

    ResponderExcluir
  4. faço minha tbem a pergunta do anõnimo,a médica deveria dizer q estes q morrem da gripe comum como ela diz,são pessoas da 3 idade,em sua maioria com problemas pulmonares.como ela explica jovens sadios evoluirem a óbito tão rápido,não queiram não enchergar o problema ou tentarem amenizar,estamos vivendo uma situaçõa até então vista em outros países ou em filmes ficção.

    ResponderExcluir
  5. engraçado, porq a suposta DOUTORA nao vem na tv falar tal depoimento entao? pois agora o alarde maior é para que ninguem acredite em textos enviados por email, portanto como vamos saber se isto é confiável?
    pode até ser q essa doutora seja uma pessoa séria mas ja pensaram na hipotese de alguem ter feito o texto e ter colocado o nome dela?

    SINCERAMENTE, se ela dá mesmo esses conselhos...que VENHA EM REDE NACIONAL dar esse depoimento, mostre a cara sim, pois atualmente sinceramente EU SÓ ACREDITO NAS MINHAS CONVERSAS COM MÉDICOS (PESSOALMENTE OU POR FONE) e de TODOS que conversei, eles foram unânimes em dizer que isso não é brincadeira não e que o povo não está levando a sério como deveria, que as pessoas nao deviam estar circulando por shopppings, bares e tudo mais e TODOS EXATAMENTE TODOS ME ALERTARAM SOBRE AS CRIANÇAS: CRIANCAS SOMENTE DENTRO DE CASA.

    e entao? a Doutora que apareça na tv entao e dê seu depoimento e fique aberta a perguntas, inclusive de medicos.

    ResponderExcluir
  6. ACHOQ UE DEVERIAM FECHAR TODOS ESTABELECIMEDNTOS EM CURITIBA COMO FOI FEITO NO MEXICO.....10 A 15 DIAS NAO VAI MATAR A ECONOMIA DO PAIS...POR QUE ISSO NAO E LEVADO AS AUTORIDADES COMPETENTES.....

    ResponderExcluir
  7. Moçada, é isso q ela quer. Ir parar na tv, num superpop, hoje em dia, manhã maior da vida... Desencanem.

    ResponderExcluir
  8. É muito fácil emitir opiniões anônimas, somente o Bruno Guerreiro se expõe e emite uma opinião de quem ao menos reflete na absurda manipulação de que somos "vítimas" (aspas claro, porque jamais acreditei em vitimismo), pois esta é uma "realidade" criada por nós mesmos, pelo inconsciente coletivo, porém temos a escolha de sair da "caverna" se assim o desejarmos. Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grata.

    ResponderExcluir
  9. A cituação é mais grave que podemos imaginar, tenho uma amiga enfermeira á 20 anos no H.C.e está pedindo demissão "por medo de contaminação". Pois segundo ela, já morreram muito mais que foi divulgado, "este muito mais" não é 10, 15 pessoas não, é um número bem maior que divulgam por aí...Não estou alarmando...só acho que, as autoridades cabivéis ao assunto, estão banalizando um assunto grave.

    ResponderExcluir
  10. Em quem? Porque? E no que creditar? Isso ta incomodando, mas do que o novo vírus!!!!

    Laura

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente com a Doutora.
    Os números refletem a realidade. Apesar que no Brasil é um problema os dados estatísticos.
    Infelizmente, somos manipulados.
    Tenho somente alguns pontos a observar:
    1 - Os nossos governantes, quer sejam do executivo, legislativo e judiciário são negligentes e despreparados para agir com eficácia e eficiência num estado de endemia ou pandemia no País;
    2 - NÃO DEVERIAM ENCAMINHAR CASOS DE GRIPE A HOSPITAIS, MAS TEREM HOSPITAIS DE CAMPANHA DO EXÉRCITO, MARINHA E AERONÁUTICA PARA APOIAR ESSA PANDEMIA EM LOCAIS ESTRATÉGICOS;
    3 - Garantir acesso ao medicamento a todos sem demora em longas filas;
    4 - E todos deveriam repensar conceitos e agir.

    ResponderExcluir

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...