terça-feira, 11 de novembro de 2008

78- SUDORESE OU HIPERHIDROSE > Fatores emocionais

A sudorese intensa tem alguma relação com o fator emocional?


Primeiramente é preciso averiguar se existe alguma disfunção de origem física que possa estar influenciando nesse quadro de sudorese intensa.
Caso não se detecte nenhum problema orgânico é sinal que o fator emocional possa estar presente.

Sabemos, que o corpo reage de acordo com estímulos internos ou externos que venha a sofrer.

Um forte estimulo externo, como por exemplo uma entrevista para um novo emprego, pode provocar situações de stress capazes de desencadear um quadro de sudorese, entre outros sintomas freqüentes.

Ao passar por momentos de muita ansiedade e nervosismo é comum a pessoa ter a sensação de estar “suando frio”, isto é uma resposta do organismo frente a situação de stress.

Existem pessoas que estão em estado de stress constante, nunca relaxam a mente e mantêm seus corpos sempre tensos. Essas pessoas são mais suscetíveis a sentirem sintomas como sudorese, taquicardia, dores nas costas (principalmente lombares), problemas gástricos, dificuldades em dormir, entre outros.

Algumas vezes, sentimentos de medo e insegurança estão presentes nesses quadros, pois eles são responsáveis pelas reações naturais de defesa do organismo.
Ao sentir medo de uma situação concreta ou não, normalmente o corpo sua mais, a boca fica seca, a pele empalidece e o coração acelera.

Em alguns casos, embora menos comuns, existem pessoas que além de suarem muito apresentam um forte odor corporal.

Normalmente elas demonstram em seu comportamento, uma dificuldade de relacionarem-se com outras pessoas e terem envolvimentos afetivos mais íntimos.

O suor acrescido ao forte odor emanado serve, inconscientemente, como barreira de proteção para envolvimentos emocionais mais profundos que possam provocar inseguranças ou ansiedades.


Fonte: http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/fatores-emocionais-da-sudorese.php
Maury Braga é Psicólogo Clínico Graduado pela PUCRS - Porto Alegre e Licenciado em Educação Física pela UFRGS - Porto Alegre. Especialização em Terapia Floral. CRP: 07/04436.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...