segunda-feira, 23 de julho de 2012

ALIMENTOS TRANSGÊNICOS

Cuidado com os produtos TRANSGÊNICOS na sua mesa!

Estou fazendo esta postagem porque achou de absoluta importância informar da introdução dos produtos transgênicos no mercado brasileiro já faz alguns anos, sem ser notados ou esclarecidos pelo governo ou meios de comunicação masiva.

Bom, para começar, um produto transgênico e algo que se come...pois eh...lamentavelmente, é um alimento MUTANTE, que foi  geneticamente modificado pela Industria Agro Alimentaria, ou seja, foi colocado um ou mais genes de outro ser vivo (geralmente bactérias ou fungos)  na suas sementes para melhorar a resistência da planta contra as pragas, aumentar o rendimento, melhorar a qualidade nutricional, ter maior tolerância a  herbicidas (então pode colocar mais do que colocava antes!). Imaginem só, os mesmos fabricantes de agroquímicos criam sementes resistentes a seus próprios agrotóxicos para que assim o agricultor possa usar mais.

  

Plantio de soja transgênica nos Estados Unidos

Bom, como falei antes, isto existe e traz muitas consequencias ao ser humano e o planeta, entre elas estão:

- O uso contínuo de sementes transgênicas leva à resistência de ervas daninhas e insetos, o que por sua vez leva o agricultor a aumentar a dose de agrotóxicos ano a ano.
- O uso de transgênicos representa um alto risco de perda de bio diversidade, tanto pelo aumento no uso de agroquímicos (que danifica terrivelmente o solo), quanto pela contaminação de sementes naturais por transgênicas (facilmente de esparzir pelo vento e polinização)

- Criação de dependência do agricultor porque compra  as sementes e o agrotóxico a mesma empresa, e alem disso tem que pagar uma taxa de uso das sementes. Isto fez com que na Índia entre 2003 e 2006  deram-se uns 16 mil suicídios de camponeses em cada ano, porque o endividamento com estas empresas eram demais. Os suicídios dos agricultores por estes motivos são cada vez maior.

- Efeitos tóxicos no ser humano, comprovado em cobaias que a concentração de toxicidade se localiza nos rins e fígado,  órgãos ligados à eliminação de impurezas. Distúrbios fisiológicos, inflamação e alergias.

- Efeitos tóxicos nos animais que são alimentados por estes produtos: A maioria, desde a vaca que proporciona leite para seu queijo como o seu cachorrinho que se alimenta de ração.


As empresas que fabricam estos produtos são principalmente Monsanto, Syngenta e Bayer.

Bom, depois de dar uma olhada por cima, vamos falar das opções que temos. Ou seja, praticamente nada industrializado. E importante mencionar que em abril do 2003, foi publicado no Brasil o decreto que regulamenta o direito à informação dos consumidores quanto aos alimentos e ingredientes transgênicos. De acordo a esse decreto," todos os produtos que contenham mais de 1% de matéria prima transgênica, devem ser comercializados, embalados e vendidos com um rótulo específico que contenha o símbolo transgênico em destaque, junto com as seguintes frases: '(produto) transgênico', ou 'contem (matéria prima) transgênico'."

 
Símbolo de produto Transgênico que deve aparecer na embalagem do produto que o contém

Mais  isto quase nenhuma empresa o faz, tanto e assim que a Greenpeace continuamente está por trás das empresas de alimentos fazendo um análise de vários produtos que geralmente os contem, a pesar de não colocarem o símbolo até agora.

Agora sim, vamos ver uma lista dos produtos que a Greenpeace fez denuncia no passado porque estes produtos continham transgênicos e não foi declarado no rótulo:

- Pringles Original, da Procter & Gamble, batata frita contaminada com milho Bt 176 da Novartis;
- Salsicha Swift, da Swift Armour, salsichas do tipo Viena contaminadas com 3,9% de soja RR;
- Sopa Knorr, da Refinações de Milho Brasil, mistura para sopa sabor creme de milho verde contaminada com 4,7% de soja RR;
- Cup Noodles, da Nissin Ajinomoto, macarrão instantâneo sabor galinha contaminado com 4,5% de soja RR;
- Cereal Shake Diet, da Olvebra Industrial, alimento para dietas contaminado com 1,5% de soja RR;
- Bac'Os da Gourmand Alimentos (2 lotes diferentes), chips sabor bacon contaminados com 8,7% de soja RR;
- ProSobee, da Bristol-Myers, formula não láctea a base de proteína de soja contaminada com 1,9% de soja RR;
- Supra Soy, da Jospar, alimento a base de soro de leite e proteína isolada de soja contaminado com 0,7% de Sja RR.

Também em março de 2011, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, em parceria com unidades do PROCON da Bahia, São Paulo e Mato Grosso identificaram produtos em desacordo com a lei de rotulagem de alimentos transgênicos, que são os seguintes:

- Biscoito recheado Tortinha de chocolate com cereja (Adria Alimentos do Brasil)
- Farinha de milho Fubá Mimoso (Alimentos Zaeli)
- Biscoito de morango Tortini (Bangley do Brasil Alimentos)
- Bolinho Ana Maria Tradicional sabor chocolate (Bimbo do Brasil)
- Mistura para bolo sabor côco Dona Benta (J. Macedo)
- Biscoito recheado Trakinas (Kraft Foods)
- Biscoito Bono de morango (Nestlé)
- Barras de cereais Nutry (Nutrimental)
- Mistura para panquecas Salgatta (Oetker)
- Baconzitos Elma Chips (Pepsico do Brasil)


Então, se empresas como Olvebra, Nestlé, Pepsico do Brasil, Protect and Gamble e outras de renome estão colocando transgênicos nos alimentos sem avisar ao consumidor, nem falar das outras menores onde o processo de qualidade não é tão rígido.

Também, e importante saber que o Brasil está entre os primeiros produtores de produtos transgênicos no mundo, junto com Estados Unidos, Argentina e Canadá e os produtos que mais se fabricam como transgênicos são:

- SOJA
- MILHO
- ALGODÃO
- ARROZ


Então, agora, o que vamos fazer se quase tudo está contaminado?

-Quando vai ao super mercado veja no rótulo do produto que quer comprar se tem inscrito a letra T inserido no triangulo amarelo, porque se o tem, quer dizer que é transgênico. 
 
- Tenha especial cuidado com os produtos a base de milho e soja como todos os óleos de soja e a maioria dos produtos a base de milho, incluindo fubá, farinha de milho e salgadinhos a base de milho.
 
A Pepsico- Elmachips, está comercializando seus salgadinhos com milho transgênico, entre eles estão: Fandangos, Cheetos, Cebolitos, Luky, Bocaditos e Fofura.
 
- A pesar de algumas marcas não colocarem o símbolo de transgênicos, tente não comprar produtos a base de soja e milho como margarinas, óleos, e alimentos em geral a base de estes produtos.
 
- Tenha cuidado com a ração dos seus animais de estimação, porque estão atacando de transgênicos.
 
- Se tiver duvida, ligue para a empresa de alimentos e pergunte se o produto do seu interesse tem ingredientes transgênico.

Se o consumidor começar a pressionar, pesquisar, ler rótulos e se comunicar com as empresas de alimentos pelo SAC  as coisas vão mudar!

Tem maior informação nestes sítios para quem quiser se aprofundar no tema:

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/#st=Agriculture
http://www.institutoaqualung.com.br/info_trans39.html
http://terradedireitos.org.br/
http://centrodeestudosambientais.wordpress.com/category/transgenicos/
http://transgenicos-ufrj.blogspot.com/
http://www.nutricaosadia.com.br/2010/04/lista-de-alimentos-transgenicos-guia-do.html?z#!/2010/04/lista-de-alimentos-transgenicos-guia-do.html
http://www.agrisustentavel.com/ogm/t200600.htm#Contaminado

Agora sim....está avisado e espero esta informação lhe de uma orientação para ter uma melhor qualidade de vida e não cair, uma vez mais, na armadilha da Industria. Lembre-se que sempre é melhor consumir produtos naturais, feitos em casa, orgânicos ou da horta, para evitar ataques como estes contra a dignididade e a saúde humana, animal e planetaria.

Não caia no desespero, porque ainda tem opção saudável nos supermercados e fora dele ainda mais. Lhe desejo muita sabedoria ao momento de fazer suas escolhas e que os anjos de luz e conhecimento lhe orientem no que é melhor para você e sua família!
Namaste!

(Não me veio com a Fonte)

_______________
Cuide bem de você...
www.cuidebemdevoce.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...