segunda-feira, 21 de junho de 2010

226- Documentário - Deus Me Livre de Ser Normal - Prof. Hermógenes


Documentário — "Hermógenes: Deus Me Livre de Ser Normal"
Direção: Marcelo Buainain
Co-produção: Marcelo Buainain, Ginga Filmes
TV Universitária do Rio Grande do Norte
Fundação Padre Anchieta - TV Cultura

O documentário de 50 minutos tenta sintetizar os 84 anos de experiência do mestre yogui José Hermógenes de Andrade Filho, potiguar há décadas radicado no Rio de Janeiro, pioneiro da medicina holística e introdutor do Yoga no Brasil.

Cientista, filósofo e escritor com mais de 30 livros já lançados ao longo de 50 anos de estudos e ensinamentos, o professor Hermógenes ficou conhecido por ser criador de técnicas que visam administrar o estresse e treinar o corpo, a mente e o espírito para a superação das mazelas que atormentam a sociedade moderna como o caos urbano, as doenças, a alienação, a prisão material e o medo da morte.

O documentário tem quatro momentos: um biográfico, outro científico, poético e outro com depoimentos de pessoas como Leonardo Boff, o líder espírita Divaldo Pereira Franco, a cantora Elba Ramalho, o escritor Pierre Weill, o padre Zezinho e o músico Alberto Marsicano. Também há uma breve reconstituição sobre sua infância, narrada por Carlos Vereza, e poemas declamados pelo ator e discípulo Jackson Antunes.
"Minha preocupação não é biográfica, o que quero é apresentar a grandiosidade da obra dele. Sua obra poética está impregnada de elementos nordestinos e isso vai contextualizar e costurar toda sua relação com Natal e com o RN, disse Buanain, fotógrafo profissional com experiência, inclusive, no exterior.

O diretor baseou sua pesquisa em conceitos holísticos e em temas como yogaterapia, egoesclerose (doença do ego), humildação (exercício da humildade), esteticoterapia (terapia através do belo), risoterapia, Hatha Yoga (postura física), meditação e relaxamento.

Hermógenes: Deus Me Livre de Ser Normal (1/6)

Hermógenes: Deus Me Livre de Ser Normal (2/6)

Hermógenes: Deus Me Livre de Ser Normal (3/6)

Hermógenes: Deus Me Livre de Ser Normal (4/6)

Hermógenes: Deus Me Livre de Ser Normal (5/6)

Hermógenes: Deus Me Livre de Ser Normal (6/6)

YOGA E RELIGIÃO

O sistema da Ioga não é uma religião, nem pode pertencer a uma Igreja ou grupo religioso determinado, por sua própria concepção.

A Ioga pode ser estudada por qualquer pessoa ou grupo de pessoas de qualquer denominação religiosa, visto que é um sistema de exercícios e ensinos cuja finalidade é o desenvolvimento humano em todos os seus aspectos. Pode ser praticado tanto por uma pessoa de tipo místico e devocional como por alguém que não pertença a nenhuma corrente espiritualista ou religiosa do mundo.

Na Índia a Ioga e algumas de suas práticas foram aceitas por diferentes religiões como o Hinduísmo, o Jainismo, o Budismo e o Tantrismo; entretanto sempre se manteve a margem de qualquer religião estabelecida. O mesmo aconteceu em outros países do oriente e oriente médio.

No ocidente a Ioga foi aceita pelos diferentes grupos cristãos, inclusive há vários livros escritos por sacerdotes cristãos sobre os conhecimentos e exercícios yóguicos. O sacerdote espanhol Francisco García Salve tem escrito vários livros sobre Ioga, no México o sacerdote e psicólogo Luis Jorge González menciona em seu livro “O Segredo do Gandhi” a importância do estudo e a prática da Ioga.

Os iogues são respeitados por sua universalidade de pensamentos e idéias, podem assistir a diferentes reuniões de tipo espiritual, mantendo-se livre de pertencer aos diferentes grupos existentes.

*********
Lena Rodriguez

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...