quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Neem, Árvore da Vida






Na Índia é considerada a Árvore Sagrada, por sua folhagem sempre verde, pela resistência de sua madeira, por seus benefícios profiláticos e terapêuticos.

A "Farmácia da Aldeia": é assim que a árvore Neem é reconhecida e reverenciada pelo povo hindu.

Inseticida natural, repelente de insetos, fungicida, antiparasitária, bactericida e anti-séptica,
Há mais de 3 mil anos essas propriedades do Neem são usadas pelos indianos, na higiene pessoal, na profilaxia e terapêutica humana, animal e vegetal.

Introduzida no Ceará, no início dos anos 90, no Sítio Neem, que se dedicou ao seu cultivo e agora produz uma linha de produtos, explorando as qualidade da árvore sagrada dos indianos.

Nome Científico
Azadirachta indica A. Juss, que significa "árvore generosa da Índia". Além do nome científico é conhecido como Neem, na Austrália e nos Estados Unidos, e como Babo Yaro, na Nigéria. No Brasil é também chamado de Nim.

Classificação
Pertence à família das meliáceas, a mesma do mogno, do cedro, da andiroba e do cinamomo.

Distribuição
É originária da Índia e da Birmânia. Tem características tropicais, ocorrendo em toda a América Central, Sul do Pacífico, Mianmar, Paquistão, Sri Lanka, Indonésia, Papua, Nova Guiné e Malásia. Acredita-se que no Brasil teve sua primeira introdução oficial em 1984, por intermédio de um experimento em Brasília. 

Outras Características

Solo: não exige os de alta fertilidade, desenvolvendo-se bem até em terrenos áridos. Não suporta, porém terra encharcada e ácida.
Temperatura: entre 8°C a 40°C. Quanto mais quente, mais rápido é o crescimento.
Frutos: aparecem em três anos. Possuem 2 centímetros de comprimento, são esverdeados e doces.
Sementes: é um pouco menor que o fruto e lembra uma semente de azeitona.
Folhas: são pequenas e tem aproximadamente 8 centímetros de comprimento.
Flores: são brancas, delicadas e aromáticas.
Altura: pode atingir 11 metros em oito anos.

Neem é a matéria prima para nossos produtos:

Das sementes de Neem prensadas a frio, extraímos o óleo de Neem
Das sementes secas de Neem moídas fabricamos o Pó de Neem
Das folhas secas de Neem fabricamos a Torta de Neem
Todo nosso processo tem certificação de qualidade garantida por 18 órgãos de Certificação renomados, a fim de que nossos produtos cheguem até você com a qualidade e pureza necessária para um excelente resultado e satisfação.

O efeito do Neem (Nim) sobre os insetos, parasitas e pragas, não é por contato, causando morte imediata, antes é um tratamento com maior durabilidade, veja como o Neem age: 

Venenos são nocivos a saúde Humana, aos animais e ao meio ambiente, e cada vez mais os insetos, parasitas que sobrevivem a eles se tornam, mais resistentes, ao contrário do Neem (Nim) que age conforme descrito abaixo.

Entre os principais benefícios do uso do Nim esta no seu efeito de controle de insetos-pragas, a Azadiractina e o principal ingrediente ativo atuando sobre os parasitas de diversas maneiras, os principais efeitos são:

Efeitos do Nim em Insetos:

Rompendo ou inibindo o desenvolvimento de ovos e larvas
Bloqueados a mudança de pele de larvas e ninfas
Rompendo o acasalamento e a comunicação sexual.
Repelindo larvas e insetos adultos.
Impedindo a fêmea de botar ovos.
Esterilizando os adultos.
Envenenando larvas adultas.
Impedindo a alimentação.
Bloqueado a Habilidade de Swakkiw.
Inibindo a formação de Chitin.
Tem ação repelente.
Interrompe o crescimento.
Bloqueia a postura de ovos dos insetos.
Provoca distúrbios fatais nos parasitas adultos, deixando-os desorientados.
____________

Dia de Campo na TV - Uso nim no controle da lagarta do cartucho do milho_1 

O programa mostrará que a planta do nim, originária da Ásia e cultivada em vários países das Américas, África e Austrália, tem revelado acentuada atividade inseticida para várias espécies de pragas, incluindo a lagarta-do-cartucho, a que mais ataca a cultura do milho no Brasil. O pesquisador convidado, Paulo Afonso Viana, explicará como as substâncias encontradas no nim são eficazes contra a lagarta, além de mostrar os processos de produção e aplicação do inseticida biológico. A utilização do extrato de nim na dieta de lagartas criadas em laboratórios da Embrapa Milho e Sorgo apresentou eficiência de 100% no controle da praga.

Arvore de origem asiática ajuda a combater o mosquito da dengue no Piauí.mp4

Jornal Hoje Edição do dia 15/04/2011

Árvore de origem asiática ajuda a combater o mosquito da dengue Aprenda a fazer uma receita simples e eficiente com citronela, água e álcool.
O nim, uma árvore de origem asiática, está ajudando a combater o mosquito da dengue, no Piauí. As folhas possuem uma substância inseticida que afasta os insetos.

A árvore afasta os insetos e já está em quase todos os bairros. O professor Francisco Leal, da Universidade Federal do Piauí, que há 11 anos desenvolve pesquisa sobre a planta, explica que o nim possui substâncias naturais na seiva. "O mosquito não gosta do doce e da seiva dessa planta. Ela inibe a alimentação e diminui o crescimento dos insetos e a reprodução", diz o pesquisador Francisco Leal.

A popularização do nim começou em Teresina há um ano. Os viveiros públicos passaram a produzir e a doar mudas da árvore. Em um ano, foram doadas 20 mil mudas.

A prefeitura também está doando mudas de citronela, outra planta de origem asiática com ação repelente. "Uma pulseira de citronela tem o efeito de repelir num raio de 50 metros quadrados qualquer inseto que esteja próximo dela", esclarece Claudiney Feitosa, gerente Meio Ambiente.

Aprenda uma receita de repelente natural de citronela:

Ingredientes:
- 500 ml de água
- 100 gramas de folha de citronela picada
- 30 ml de álcool

Preparo:
Em um liquidificador, coloque a água e metade das folhas da citronela, bata por cerca de 3 minutos. Depois a mistura deve ser coada e usada para bater o restante das folhas, também por 3 minutos. Em seguida, é preciso coar novamente a mistura para acrescentar o álcool. Continue batendo por 1 minuto e está pronto.
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/04/arvore-de-origem-asiatica-aju...

Sexta-feira, 15/04/2011
A árvore está espalhada em quase todos os bairros da cidade. De acordo com o pesquisador Francisco Leal, as folhas possuem uma substância inseticida que afasta os insetos.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1485783-7823-ARVORE+DE+OR...
________________
Cuide bem de você...
www.cuidebemdevoce.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...