domingo, 20 de março de 2011

Homeostase: Equilíbrio Interno



Homeostase é o complexo sistema de controle e equilíbrio que mantém a vida, incluindo o mecanismo de fuga ou luta em momentos de perigo. A resposta aos invasores externos, via inflamação, a desintoxicação do sangue via fígado, a circulação de oxigênio e nutrientes para as células via sangue e o controle do nível hormonal via hipófise, sem esquecer o equilíbrio delicado e intricado mantido em cada uma das células do corpo humano.

Estes são apenas alguns dos mecanismos que ocorrem 24 horas por dia sem necessidade de controle consciente ou intervenção de nossa parte. É como se já viéssemos equipados “de fábrica” com um piloto automático cujo objetivo único fosse nos manter vivos e com saúde.

Adoecemos fisicamente quando algum tipo de estresse perturba esta ordem natural. A medicina ocidental tem por objetivo restaurar a homeostase, mas apenas no que diz respeito ao físico. Já a medicina oriental, assim como terapias complementares mantém um foco na pessoa como um todo.


Lena Rodriguez


Mais sobre homeostase por Paulo N. Rocha Jr:

O corpo humano é composto de vários sistemas e órgãos, cada um consistindo de milhões de células. Estas células necessitam de condições relativamente estáveis para funcionar efetivamente e contribuir para a sobrevivência do corpo como um todo. A manutenção de condições estáveis para suas células é uma função essencial do corpo humano, a qual os fisiologistas chamam de homeostase.

A homeostase (homeo = igual; stasis = ficar parado) é uma condição na qual o meio interno do corpo permanece dentro de certos limites fisiológicos. O meio interno refere-se ao fluido entre as células, chamado de líquido intersticial (intercelular),  sistema linfático.

Um organismo é dito em homeostase quando seu meio interno contém:
  • a concentração apropriada de substâncias químicas, 
  • mantém a temperatura 
  • e a pressão adequadas. 

Quando a homeostase é perturbada, pode resultar a doença. Se os fluidos corporais não forem trazidos de volta à homeostase, pode ocorrer a morte.
   
Estresse e Homeostase

A homeostase pode ser perturbada pelo estresse, que é qualquer estímulo que cria um desequilíbrio no meio interno

  • O estresse pode originar-se no meio externo na forma de estímulos tais como o calor, o frio ou falta de oxigênio.  
  • Ou o estresse pode originar-se dentro do corpo na forma de estímulos como pressão sanguínea alta, tumores ou pensamentos desagradáveis.  
  • A maioria dos estresses é leve e rotineira.
  •  O estresse extremo pode ser causado por envenenamento, superexposição a temperaturas extremas e intervenções cirúrgicas.

Felizmente, o corpo apresenta muitos mecanismos de regulação (homeostática) que podem trazer o meio interno de volta ao equilíbrio. Cada estrutura corporal, do nível celular ao sistêmico, tenta manter o meio interno dentro dos limites fisiológicos normais.

Os mecanismos homeostáticos do corpo estão sob o controle dos sistemas nervoso e endócrino. 

  • O sistema nervoso regula a homeostase pela detecção dos desequilíbrios do corpo, e pelo envio de mensagens (impulsos nervosos) aos órgãos apropriados para combater o estresse
  • O sistema endócrino é um grupo de glândulas que secretam mensageiros químicos, chamados de hormônios, na corrente sanguínea.
Enquanto os impulsos nervosos coordenam a homeostase rapidamente, os hormônios atuam de forma mais lenta. Paulo N. Rocha Jr

Homeostase: O Poder de Curar

A habilidade do corpo em manter a homeostase dá-lhe um tremendo poder de cura e uma notável resistência ao abuso.
Mas, para a maioria das pessoas, boa saúde durante a vida não acontece por acaso. Dois fatores importantes para este equilíbrio denominado saúde são o meio ambiente e o próprio comportamento do indivíduo. Sua homeostase é afetada pelo ar que você respira, pela comida que você come e também pelos seus pensamentos.
A maneira que você vive pode ajudar ou interferir com a habilidade de seu corpo em manter a homeostase e recuperar-se dos inevitáveis estresses que a vida coloca em seu caminho. Consideremos o estresse imposto por um simples resfriado. Você está favorecendo seus processos naturais de cura quando você se cuida.
Bastante repouso e ingestão de líquidos permitem que o sistema imunológico realize seu trabalho. O resfriado faz seu curso e você logo estará de pé novamente.
Se, em vez de se cuidar, você continuar fumando dois maços de cigarro ao dia, não se alimentar adequadamente e passar diversas noites acordado estudando para um exame de anatomia e fisiologia, você interferirá com a habilidade do sistema imunológico em rejeitar microrganismos invasores e trazer o corpo de volta à homeostase e à boa saúde. Outras infecções tomarão vantagem de seu estado enfraquecido, e logo o resfriado terá se transformado em uma bronquite ou pneumonia. Paulo N. Rocha Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...