quarta-feira, 16 de março de 2011

Óleo de planta ajuda a recuperar movimentos de vítimas de AVC

Óleo de planta (Alpinia speciosa Schum) ajuda a recuperar movimentos de vítimas de AVC, revela pesquisas.

O óleo essencial da Alpinia speciosa Schum, planta regional do Nordeste conhecida como 'Bastão do Imperador' e muito utilizada na fabricação de colônias para o candomblé, tem ação relaxante que ajuda na recuperação pacientes com o sistema nervoso lesionado por doença vascular encefálica, lesões de medula, paralisia cerebral, traumatismo crânio-encefálico, esclerose múltipla, entre outras enfermidades que atingem a via nervosa. 

A descoberta, feita em Sergipe pela fisioterapeuta Edna Aragão Farias Cândido durante a conclusão do doutorado pela Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), já gerou patentes nacional e internacional. 

Edna Aragão, que desenvolveu pesquisas no Centro de Fisioterapia da Universidade Tiradentes, em Aracaju (SE), avaliou quase mil grupos musculares e acompanhou 75 pacientes. Todos recobraram os movimentos. O caso mais significativo é o do lutador de jiu-jitsu sergipano João Alberto Alves, 31 anos.

Em 2007, Alves sofreu um acidente vascular encefálico após cirurgia para retirada da glândula tireoide. "Eu era independente e, de uma hora para outra, me vi precisando de ajuda para fazer tudo. Foi muito difícil", afirma o lutador que sequer levantava da cama, mas hoje usa o andador com facilidade e faz exercícios físicos. 

Em uma situação patológica, por falta de controle do sistema nervoso central, os impulsos nervosos vindos da medula para o músculo ficam acentuados, causando espasticidade (espasmos) e, ao mesmo tempo, paralisia muscular. Em sua tese, a pesquisadora mostrou que o óleo atua nos canais de cálcio, responsáveis pela contração muscular. O excesso de cálcio promove a tensão do músculo. Sua normalização permite que o músculo contraia e relaxe normalmente, o que gera energia para novos movimentos... 

__________

Por anos tive em meu jardim a Ginger Red, apenas apreciando sua beleza, sem sequer imaginar seus benefícios... Há meses atrás quando para aqui me mudei, saindo do nível do mar e subindo há 1600mt, teperaturas e climas totalmente distintos, porém mesmo assim, fiz pequenas mudas de plantas de meu antigo jardim e uma delas é a Alpinia Ginger Red, que acho maravilhosa... Após um período de adaptação, (chegou aqui em pleno inverno com geadas fortes), para uma plantinha do Nordeste ela está indo muito bem, estou aguardando em seu lento crescimento seu futuro florescer.

Gostei muito de saber sobre essa  pesquisa com ela, sei o quanto a natureza é pródiga em nos auxiliar, para recuperararmos todos os estragos que fazemos inconscientemente...

AVC (Acidente Vascular Cerebral), conhecido popularmente como Derrame Cerebral, segundo pesquisas é a terceira causa de morte em vários países do mundo e a principal causa de incapacitação física e mental.

Reflete em um nível subconsciente, padrões mentais emocionais de desistência a enfrentar a vida, resistência, "melhor morrer do que mudar", segundo Louise Hay, na linguagem corporal.

Felizes daqueles que conseguem sair de um AVC  e recuperar seus movimentos. Sou grata a natureza que se encontra sempre, generosamente farta de antídotos para nossos males...   Felizes  daqueles que conseguem perceber, que a existência está sempre nos dando a oportunidade de resignificarmos nossas vidas, muitas vezes até em um leito de hospital e incapacitando nossos movimentos.

Cuide Bem de Você!




8 comentários:

  1. Minha mae sofreu um AVC INSQUEMECO comom e que eu faco pra compra esse oleo sou de BELEM DO PARA gostaria muito de comprar

    ResponderExcluir
  2. Terá que fazer uma pesquisa na Internet, por favor. Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Alguém encontrou local para a compra do óleo de Alpinia speciosa Schum? Em caso positivo, poderia informar? Agradeço imensamente!

    ResponderExcluir
  4. Nunca vi
    não conheço
    só ouço falar
    mas não consigo comprar.
    Sou cadeirante e tenho muito espasmo.
    Como faço para comprar.
    Confia em Deus e ele alegrará sua alma.
    Ademirluiz72@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Endereço para comprar o óleo!!
    Vcs estão de brincadeira.
    Eu aqui precisando do produto e não consigo comprar. ..
    ademirluiz72@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Aqui o que encontrei na Internet, sabemos o quanto a ANVISA custa a liberar certas coisas, especialmente as naturais e............ de baixo custo, como deve ser este óleo.
    Quem é o responsável pelo óleo é a Empresa Farmacêutica Hebron, mas até onde li a ANVISA ainda não liberou (faz um tempinho por sinal).
    Aqui tem esta Professora que responde perguntas: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=177181969041734&id=117677401658858
    Outros links (copie e colo no navegador):
    http://vidacomvida.blogspot.com.br/2011/03/normal-0-21-false-false-false.html

    http://www.achetudoeregiao.com.br/plantas_medicinais/alpinia_speciosa_schum.htm
    Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela informação.
    Que Deus o abençoe
    Ademir

    ResponderExcluir

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...