sábado, 2 de abril de 2011

A prata que salva milhões


Como revestimento antibacteriano na face interna dos potes, talhas e moringas de cerâmica, a prata coloidal salvou milhões de vida no Brasil e no mundo. Essa técnica, denominada processo Salus de esterilização da água, foi introduzida por  Robert Hottinger, professor de bioquímica da antiga Escola Politécnica, que atualmente faz parte da USP, nas décadas de 1910 e 1920,  muito antes que o mundo soubesse o que é nanotecnologia.

A USP vem aprimorando ainda mais esse processo, incorporando a prata a membranas de plástico (polímero). É curioso o fato que o revestimento criado por Hottinger acabou em desuso nas últimas décadas, provavelmente porque  muita gente se recusava a comprar os potes e moringas de barro revestidos a tinta de prata coloidal, por achá-los  feios devido à sua cor interna preta. Hoje, as nanopartículas de prata estão retornando, incorporados em películas e recipientes de plásticos, exatamente por causa de sua propriedade antibacteriana. Nessa forma, a suposta toxicidade decorrente da exposição a pequenos teores de prata, tem sido por vezes questionada, principalmente por órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O professor Toma lembra, entretanto, que os talheres e utensílios de prata sempre foram empregados no uso doméstico, sem maiores consequências. Os plásticos ou polímeros antibacterianos, embora contenham menos de 1% de prata, podem fazer a assepsia total de tudo que for colocado sobre sua superfície. É algo muito econômico. Além de estar impregnada no polímero, a prata impede a formação do biofilme, onde as bactérias se alojam.

A indústria poderá produzir com vantagem saquinhos de plástico reutilizáveis, para viagem, frascos e embalagens para leite, saquinhos de soro e outras bolsas plásticas, que garantem a esterilização total desses utensílios e maior durabilidade.
A matéria acima foi extraída de um excelente e elucidativo artigo publicado em http://blogs.estadao.com.br/ethevaldo-siqueira/tag/nanotecnologia/ que mostra o mundo da nanotecnologia. Acesse, leia e maravilhe-se.
 
GERADOR DE PRATA COLOIDAL
 
Solução mãe considerada: 10 minutos de eletrodos mergulhados e em operação, em 250 ml de água mineral comum.

saiba mais CONSULTE aqui 

4 comentários:

  1. ALOO , onde comprar gerador de prata coloidal e qual o valor , alguem sabe ?

    ResponderExcluir
  2. Aqui, tem um formulário: http://cuidebemdevoce.com/auto-cuidado.php
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Ola LENA vamos esclarecer as coisas , eu quero saber o valor do aparelho em dinheiro brasileiro , forma de pg , quanto tempo p chegar ao brasil , querida desculpe minha ignorancia mais isto pode salvar a vida de uma criança , vc sabe me informar se tem este aparelho no Brasil,,, Grata pela atençao .

    ResponderExcluir
  4. Olá mzeze!

    Sim, tem esse gerador aqui no Brasil e eu mesma o comprei há mais de 3 anos atrás... Abaixo do texto em letras bem grandes há - SAIBA MAIS e CONSULTE AQUI, que é um link que leva a página de FORMULÁRIO para consultar sobre o gerador, que por sinal já lhe deixei em resposta a sua primeira pergunta... Torno a colocar aqui: http://cuidebemdevoce.com/auto-cuidado.php

    ResponderExcluir

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...