domingo, 17 de março de 2013

Caminhar para uma Vida com mais Saúde




Este é um dos primeiros movimentos independentes que os seres humanos tentam fazer, isto é, logo que podem tentam caminhar com as próprias pernas, sofrem várias quedas, mas não desistem, até que finalmente depois de dezenas de quedas e tentativas de levantar e caminhar consegue a liberdade de se locomover para qualquer canto da casa.

Podemos concluir que o caminhar e se locomover deve ser muito importante para os seres humanos, pois fizemos um grande esforço para ficar em pé e andar, mas paradoxalmente quando crescemos tentamos de tudo para não caminhar (usamos escadas rolantes, elevadores, motos, carros, etc.). Parece que caminhar se tornou um castigo, um terror, um sacrifício enorme, tanto que, atualmente, muitas pessoas quase não andam mais, pois sai da garage de casa para a garage do escritório e assim segue a vida rumo a uma grande variedade de doenças e finalmente a morte por patologias da ociosidade (obesidade, diabetes) e circulação (hipertensão arterial, infarto, acidente vascular cerebral, etc.).

O organismo humano foi feito para se locomover, devemos e necessitamos dar 20.000 (vinte mil) passos por dia (equivale a caminhar 14 km). Quem trabalha se movimentando anda em média 07 km por dia, portanto, precisa  caminhar mais 07 km como atividade física.

A caminhada regular estimula a contração dos músculos da perna (panturrilha), que funciona como um segundo coração, isto é, a sua contração continuada pelo movimento das pernas facilita o retorno do sangue venoso para o pulmão e desta maneira promove uma melhor circulação sanguínea. Este retorno sanguíneo aumentado dos membros inferiores diminui a carga sobre o coração, que com o tempo diminui a frequência (batimentos cardíacos), portanto se o coração como bomba trabalhar mais leve e com menos carga tende a funcionar por mais tempo (longevidade saudável)

Esta pratica regular estimula a produção de endorfina (tem efeito analgésico e anti-inflamatório), serotonina (dá uma sensação de bem estar e relaxamento) e dopamina ( dá animo e energia) e ainda reduz os níveis de adrenalina (reduz o estresse e nervosismo), desta forma a caminhada diminui as dores, relaxa, acalma, anima e dá disposição para a vida.

Não é exatamente o que as pessoas buscam nos medicamentos e  nos vícios, porém se consegue tudo isto apenas fazendo a pratica mais lógica da vida humana, que dar um passo atrás do outro, isto é apenas e tão somente Caminhar para uma Vida Saudável.
               
Dr. Teruo Watanabe 

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