terça-feira, 22 de julho de 2008

38- A MENSAGEM DA ÁGUA

MASSARU EMOTO
Entrevistador: Reiko Myamoto Dewey


Pergunta: Nós lemos o seu livro A Mensagem da Água e o apresentamos no nosso website (veja Cristais de Água Conscientes: o poder da oração se tornou visível). Este tem sido o nosso artigo mais popular, com a sua leitura crescendo toda sema-na, e suscitou muitas questões. Você mencionou no seu livro como escrevia palavras em um pedaço de papel e as colava em uma garrafa e via como a Água reagia a elas, observando que tipos de cristais eram formados pelas palavras. Da sua pesquisa, você pôde discernir se a reação da Água veio da vibração das palavras que foram coladas nas garrafas ou se a intenção da pessoa que estava colando as palavras na garrafa influenciou este experimento de alguma forma?


Dr. Emoto: Esta é uma das áreas mais difíceis de entender. Porém, na continuação desses experimentos, chegamos à conclusão de que é a Água que está reagindo às palavras. Na nossa viagem à Europa, pôr exemplo, nós tentamos usar as palavras "obrigado" e "você é tolo" em alemão. As pessoas da nossa equipe que tiraram as fotografias dos cristais de Água não conheciam a expressão em alemão para "você é tolo" e mesmo assim nós obtivemos exatamente o mesmo tipo de resultado nas diferentes formações de cristal baseado nas palavras usadas.


Pergunta:
Você descobriu se a distância fez alguma diferença quando as pessoas oraram para a Água? Pôr exemplo, se as pessoas no Japão fossem orar para a Água na Rússia, isso seria diferente das pessoas rezando para a Água que está bem diante delas?


Dr. Emoto:
Nós só experimentamos isso uma vez para o livro. Mas, nesse experimento, a distância não pareceu importar. A intenção e as orações das pessoas continuam influenciando a Água. Nós ainda não tenta-mos mais experimentos de longa distância. Porém, imagino que a distância não faria muita diferença. O que faria a diferença é a pureza da intenção da pessoa que está fazendo a oração. Quanto maior for a pureza da intenção, menor será a diferença que fará a distância.


Pergunta: Você percebeu alguma diferença entre uma pessoa orando para a Água comparativamente a um grupo inteiro orando para a Água?


Dr. Emoto: Desde que a Água reflete a energia composta do que está sendo mandado para ela, a estrutura cristalina reflete as vibrações compostas do grupo. Então, uma pessoa rezando reflete a energia da intenção daquela pessoa. Em termos do poder que o efeito pode ter, se você tiver uma pessoa orando com um senso profundo de clareza e pureza, a estrutura cristalina será clara e pura. E mesmo se você tiver um grande grupo de pessoas, se a intenção deles, como um grupo, não é coesa, isso resulta em uma estrutura de Água incoesa. Porém, se todos estão unidos, juntos, você encontrará um harmônico e bonito cristal como um criado por uma oração de uma pessoa com grande pureza.

Em um de nossos experimentos, tínhamos um pouco de Água em uma mesa e 17 participantes, todos em pé, em um círculo em volta da mesa, segurando as mãos. Então, cada um dos participantes disse uma palavra bonita de sua escolha para a Água. Palavras como unidade, Amor e amizade. Tiramos fotos antes e depois e pudemos obter algumas bonitas estruturas de cristais como resultado.

Pergunta: A Água é influenciada imediatamente ou tem um intervalo para a reação?


Dr. Emoto:
Nesses casos nós observamos a Água imediatamente, então nós podemos dizer que a Água é mudada instantaneamente.


Pergunta: Você alguma vez já testou líquidos humanos, como sangue, saliva, urina, etc?


Dr. Emoto: Sim, porém os líquidos com outros elementos como Água do mar, sangue e urina não formam cristais. Mas nós pudemos diluí-los com Água destilada, para alguma coisa em torno de 10 para -12 ou -20. Isso dilui o componente dos outros elementos a ponto de poder-mos congelar uma amostra e obter cristais.


Pergunta: Então você pode ver o efeito da energia curadora que tem uma oração em uma pessoa olhando os cristais formados pelo seu sangue ou urina?


Dr. Emoto: Até onde dizem os experimentos relatados com o corpo humano, existem várias influências sutis que também devem ser levadas em consideração. Apesar de estarmos observando isso, nós não publicamos nenhuma informação ainda. Mas você vai ouvir falar nas nossas descobertas sobre isso no futuro.


Pergunta: Se pudermos "contaminar" Água com a energia de várias palavras, por exemplo, com a palavra "saúde", então poderemos ter a Água com essa vibração e usá-la para coisas como regar plantas, cozinhar, etc?


Dr. Emoto: Não tentamos isso, mas algumas pessoas que leram o livro estão experimentando, rotulando garrafas com Água de torneira com palavras como "Amor" e "gratidão" e usando essa Água para regar as plantas ou colocando flores na Água. Eles estão descobrindo que as flores duram muito mais e as plantas neste jardim estão muito mais radiantes.


Pergunta:
Uma vez que uma certa vibração é apresentada à Água, por quanto tempo a Água se "lembra" dessa estrutura cristalina?


Dr. Emoto: Isso será diferente, dependendo da estrutura original da Água. A Água de torneira perde a sua memória rapidamente. Nós nos referimos às estruturas de Água cristalina como "aglomerados". Quanto menor o aglomerado, mais tempo a Água retém a memória. Se existe muito espaço entre os aglomerados, outra informação pode facilmente se infiltrar nesse espaço, tornando difícil para os aglomerados manterem a integridade da informação. Outros microorganismos também podem entrar nesse espaço. Uma estrutura mais próxima mantém melhor a integridade da informação.


Pergunta: Que tipos de palavras criam aglomerados menores e que tipos de palavras criam aglomerado maiores?


Dr. Emoto: Palavras de insulto, como "estúpido", destroem aglomerados. Você não verá qualquer tipo de cristal nesses casos. Palavras e frases negativas criam grandes aglomerados ou não os formarão. E palavras e frases positivas e bonitas criam aglomerados pequenos e próximos.


Pergunta: Você disse que algumas palavras negativas não formam aglomerados, mas vi-mos nas suas fotos que elas ainda assim formam padrões característicos. Como você classifica esses modelos?


Dr. Emoto: Pense nisso em termos de vibração. É fácil entender que a língua – a língua falada – tem uma vibração. Palavras escritas também têm uma vibração. Se eu fosse desenhar um círculo, a vibração do círculo seria criada.

Tudo na existência tem uma vibração. O desenho de uma cruz vai criar a vibração de uma cruz.

Então, se eu escrever as letras amor, estas letras formarão a vibração de Amor. A Água pode imprimir essas vibrações. Palavras bonitas têm vibrações bonitas e claras. Mas palavras negativas colocam vibrações feias e incoerentes, que não formam aglomerados. A língua não é algo artificial, mas alguma coisa que existe naturalmente. Acredito que a língua é criada pela natureza.

Pergunta: Isso significa que toda palavra tem a sua própria assinatura de vibração ou aglomerado que é único?


Dr. Emoto: Sim. Durante a nossa evolução, nós aprendemos quais sons são perigosos, quais sons são calmantes e seguros, quais sons são prazerosos e assim por diante. Nós, vagarosamente, aprendemos sobre as várias vibrações das leis da natureza. Nós aprende-mos isso pelo instinto e pela experiência.

Nós acumulamos estas in-formações pelos tempos. Começa-mos por sons simples como "a" ou "u" ou "e", que foi se envolvendo em sons mais complexos como "Amor". E estas palavras positivas criaram estruturas cristalinas "naturais" – que são todas baseadas no hexágono.

De fato, a estrutura de toda evolução na natureza, de uma perspectiva informacional, é baseada no hexágono. A razão pela qual o hexágono é formado tem a ver com a reação química do anel de benzeno.

Assim como uma estrutura hexagonal é sinal de vibração positiva, acredito que a falta de estrutura básica hexagonal, de acordo com as leis da natureza, contém uma vibração destrutiva. Então, quando olhamos para coisas que não existem naturalmente – coisas que são artificial-mente criadas – muitas delas têm a falta dessa estrutura hexagonal e então elas têm, acre-dito, uma vibração destrutiva. Esse princípio é o que penso que torna palavras de xinga-mento e insulto destrutivas. Essas palavras não estão de acordo com as leis da natureza. Então, por exemplo, eu penso que você provavelmente achará taxas mais altas de crimes violentos em locais onde muita linguagem negativa está sendo usada. Assim, como diz a Bíblia, primeiro veio a palavra, e Deus criou toda a criação da palavra.

Então, as palavras convertem as vibrações da natureza em som. E cada língua é diferente. O idioma japonês tem o seu próprio conjunto de vibrações que difere do inglês. A natureza na América é diferente da natureza no Japão. Um cedro americano é diferente de um cedro japonês, então as vibrações que vêm dessas palavras são diferentes. Dessa for-ma, nada contém a mesma vibração que a palavra "arigatô". Em japonês, "arigatô" significa "obrigado". Mas mesmo quando existe um mesmo significado, "arigatô" e "obrigado" criam diferentes estruturas de cristais. Toda palavra em toda língua é única e existe somente naquela língua.


Pergunta: Você já se deparou com um palavra ou frase na sua pesquisa que identificou como a que mais ajuda a limpar as Águas do mundo?


Dr. Emoto: Sim. Existe uma combinação especial que parece perfeita para isso, que é Amor mais a combinação de obrigado e reconhecimento refletidos na palavra gratidão. Somente uma delas não é suficiente. Amor precisa ser baseado em gratidão e gratidão precisa ser baseada no Amor. Essas duas palavras juntas criam a mais importante vibração. E é ainda mais importante que entendamos o valor dessas palavras.

Por exemplo, nós sabemos que a Água é descrita como H2O. Se olharmos para Amor e gratidão como um par, gratidão é o H e o Amor é o O . Água é a base que não apenas apóia, mas permite a experiência da vida. No meu entendimento da concepção de Yin e Yang, da mesma forma que existem um O e dois Hs, nós também precisamos de uma parte Yang / Amor para duas partes de Yin / gratidão, para chegar em um lugar de equilíbrio na equação.
Para a palavra gratidão – uma combinação de reconhecimento e obrigado – existe uma qualidade de desculpa.

A palavra em japonês para gratidão é kansha, consistindo em dois caracteres chineses: kan, que significa sentimento, e sha, desculpa. Está vindo de um espaço de reverência, dando um ou dois passos para trás. Eu acredito que o Amor vindo desta forma é Amor otimista e pode até levar ao fim de guerras e conflitos no mundo. Kan-sha é ine-rente à substância H2O – um elemento essencial para a vida.


Pergunta: Então, se desenvolvêssemos um carro que andasse com Água ao invés de gasolina e devolvêssemos a Água para a atmosfera que, subsequentemente, voltaria ao espaço dessa forma, esta seria uma forma de cumprir nossa tarefa?


Dr. Emoto: Penso que seria maravilhoso, e em consideração à preservação da Mãe Natureza esta é a direção que precisamos ir. Porém, desde que a Água é o espelho que reflete o nosso nível de consciência, uma grande porcentagem das pessoas do Planeta, pelo menos 10% delas, precisam da consciência do Amor e do Kansha.

Quando elas o fizerem, então chegará o tempo em que a Água poderá ser usada para substituir a gasolina. E a razão de eu dizer 10% é que esta taxa é refletida na natureza. Quando olhamos para o mundo das bactérias, por exemplo, existem 10% de bactérias boas, 10% de bactérias ruins e a maioria, 80%, é composta pôr bactérias oportunistas que podem ir em qualquer uma das duas direções. Olhando para os vários assuntos ambientais com que nos deparamos e as tarefas que precisa-mos cumprir para o Planeta, se pudermos Ter mais de 10% das pessoas conscientes, acre-dito que podere-mos trazer os 80% nessa direção. E também acredito que as pessoas que seguem um caminho espiritual estão promovendo paz para o Planeta e para as outras pessoas. Se puder-mos apenas unir este nível de consciência, então chegaremos lá.

Sinto que o meu livro A Mensagem da Água está dando nascimento a uma mensagem convincente por uma língua comum para o mundo inteiro. Não porque eu o escrevi, mas porque sei que ele nasceu através de kansha pela humanidade.


Texto:_<http://www.spiritofmaat.com/archive/nov1/cwater.htm> - Fonte e tradução: livro Gente Cuidando das Águas. por Demóstenes Romano, Patrícia Sartini e Margarida Maria Ferreira, do Instituto de Resultados em Gestão Social, Belo Horizonte, Mazza Edições, 2002. Interessados em receber um exemplar, mediante pagamento de despesas de correio, enviar endereço para Maria do Carmo Zinato email: mariacz@ces.fau.edu - Receba o Boletim Ecolinks - com notícias e dicas ecológicas escreva para: ecolinks@uol.com.br

Um comentário:

  1. Olá,

    Parabéns pelo post, também gosto deste assunto. Fiz um post sobre a palavra obrigado em

    vários idiomas e em forma de imagem, para as pessoas poderem imprimir e colocar em algum
    lugar que queira, como um em um porta retrato no quarto de um filho, na mesa de trabalho, ou mesmo inserir em algum blog que goste.

    A imagem está disponível para todos no final da página deste meu post:

    http://bomdedica.com.br/obrigado-em-varios-idiomas/

    abs
    Cássio

    ResponderExcluir

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...