quarta-feira, 6 de julho de 2011

Estudo sobre Aloe Vera


Por muitos séculos, pessoas do mundo inteiro tem consumido o Aloe Vera (babosa) por suas propriedades benéficas a saúde.

Hoje a nível mundial, existem laboratórios famosos que pesquisam cientificamente e comprovam o poder do Aloe Vera ajudar o nosso organismo a prevenir e controlar inúmeros problemas de saúde dos seres humanos, sendo extensivo para uso veterinário.

Laboratórios como: Instituto de Ciência e Medicina Linus Pauling, de Palo Alto (Califórnia); Universidade de Oklahoma; Universidade de Cambridge (Inglaterra); Universidade de Osaka (Japão); Conselho Internacional de Ciência de Aloe Vera, trabalham á décadas em estudos oficiais sobre o Aloe Vera.

Segundo estes laboratórios, o Aloe é um verdadeiro armazém de nutrientes e substâncias benéficas ao ser humano, sendo encontrado, até o momento, mais de 76, entre vitaminas, aminoácidos, enzimas, minerais e polissacarídeos.

Dr. Greg Handerson, diretor de uma clínica naturista (USA), e grande incentivador do uso de Aloe Vera Estabilizado, destaca importantes propriedades desta planta: inibidora da dor, coagulante, desintoxicante, antiinflamatória, antibiótica, antibiótica, regeneradora celular, energizante, digestiva, reidratante da pele e nutritiva, etc... 

O PERIGO DO ALOÍN
              O Aloín (pigmento amargo de cor amarela e brilhante junto à casca) em concentrações elevadas ou usado constantemente pode provocar alergias de pele, problemas digestivos, hemorragias, infecções renais e, em condições de laboratórios foi comprovado que pode chegar a matar as células. O FDA americano limita por litro de suco de Aloe Vera 0,06% (50ppm). 

ESTABILIZAÇÃO
              Significa que o Gel do Aloe Vera retirado da casca foi colocado em um vasilhame sem alterar sua composição de nutracêuticos. O Aloe Vera foi processado livre de contaminação por microorganismos, sejam, bactérias, fungos, vírus, leveduras e com conservantes e oxidantes naturais para proteger sua cor e paladar. Deve ter a proporção correta do Aloín e o Gel deve ser obtido sem casca e ser da espécie Barbadensis Miller. 

PRODUTOS DE SEGURANÇA E QUALIDADE
              Existem mais de 500 empresas no mundo que fabricam produtos de Aloe Vera para uso oral e tópico, com rótulos que dizem conter babosa, porém, as opiniões dos usuários em sua grande maioria não satisfatórias. Os principais motivos que fazem com que isso aconteça são: (1) utilização da espécie que não seja a correta (2) utilização da casca -perigo do aloín- (3) ao passar o gel de aloe vera para vasilhame perde-se parte do seu aporte nutricional -estabilização- (4) os vasilhames onde é colocado o produto não são adequados (5) mistura de aloe vera com água, álcool, corantes e conservantes artificiais (6) baixo percentual de Aloe Vera no produto, não tendo o efeito terapêutico esperado (7) sem contole dos órgãos responsáveis, como o FDA, IASC, etc..

              Forever Living Products é o maior plantador, fabricante e distribuidor de Aloe Vera (87%) do mundo, além de ser um dos maiores produtores mundiais de derivados da ABELHA.

              Até o momento no Brasil, o Gel Estabilizado da Forever Living Products é o único produto que recebe o selo do Conselho Internacional de Ciências do Aloe Vera, mas no mundo existem mais de cem outros produtos que levam este selo. Os sucos de Aloe Vera da Forever e o Forever Lite também recebem o selo Kosher (K), que significa nos países Judeos produtos de alta qualidade e pureza. Comprovando a qualidade dos produtos da Forever Living, também recebe seus produtos o selo Islâmico, com isso, mostrando que os produtos da FLP tem aceitação universal.

              O processo de estabilização do Gel de Aloe Vera (barbadensis Miller) da Forever Living Products, é realizado com toda precisão e rigor impedindo a rápida oxidação, fermentação deste vegetal, garantindo que no neste processo não se perderá nenhum componente nutracêutico. Os conservantes e antioxidantes utilizados no processo de estabilização, jamais passarão de 3% e são extraídos do reino vegetal.


ANTIOXIDANTES E CONSERVANTES USADOS PELA FLP


          O Aloe Vera Gel da Forever Living foi declarado pelos Laboratórios de Pesquisa de Alimentos e Drogas de Nova Iorque, Inc... (FDA), como essencialmente idêntico ao encontrado na folha fresca da planta. Para conservar o potencial nutricional, do Gel cru do Aloe Vera, ele deve ser estabilizado, e este processo envolve inevitavelmente a adição de pequenas quantidades de outros ingredientes tirados das frutas. Os adicionados em seus produtos de Aloe Vera são:

® Sorbitol- É um excelente agente condicionante que ajuda a absorção de vitaminas e minerais. Está presente naturalmente em várias frutas e tem suave propriedades adoçante, que ajuda a melhorar o sabor. O sorbitol é freqüentemente usado com o adoçante em produtos para diabéticos. Existem duas formas de sorbitol usadas: cristais de sorbitol que estão em forma sólida e não contém água. E também há o sorbitol aquoso que está em forma líquida e é derivado de milho especialmente processado.

® Ácido Ascórbico - A vitamina C ou ácido ascórbico é necessário para a prevenção e cura da doença do escorbuto. Vitamina C é essencial para a formação do colágeno intercelular assim como para a manutenção das estruturas dos dentes, matrizes dos ossos e paredes dos capilares. Também é necessária para cicatrização de ferimentos, facilita a absorção do ferro e é amplamente usada na prevenção de resfriados. Vitamina C é encontrada em todas as plantas vivas e células de animais.

® Ácido Cítrico- É produzido a partir de soluções de açúcar e frutas cítricas como limões e laranjas. É amplamente usado na indústria da alimentação e pode ser usado  como um regulador de pH e antioxidante. Ele também pode retardar reações metálicas. Também está envolvido no ciclo de energia de Krebs que ocorre em todas as células do corpo. Ele tem sido utilizado para dissolver cálculos renais e atua como suave adstringente.

® Benzoato de Sódio- Naturalmente dá sabor, derivado das frutas como blackberries e outros tipos de frutas vermelhas das montanhas. Ajuda a estabilizar e prevenir o crescimento bacterial durante a utilização do produto. No Gel, é usado em quantidades menores do que 0,1% para prevenir que ele não se estrague depois da garrafa aberta.

® Papaína- Uma enzima natural da papaia, é usada por sua digestibilidade de proteína. As enzimas exibem grandes propriedades de cura interna e tem sido conhecido na redução de traumas em condições variadas.

® Xantam Gum- Derivados das plantas como as algas, é um estabilizador natural e agente emulsificante.

® Tocoferol- A vitamina E ou tocoferol é essencial para o homem, conhecida por suas propriedades relacionadas á saúde. É um antioxidante natural, derivado de óleo de gérmem de trigo, grão de arroz e outros óleos vegetais.

® Sorbato de Potássio- O sal de potássio do ácido sórbico (encontrado nas frutas vermelhas da montanha Ash) é uma substância natural que mantém a consistência de uma solução natural e que ajuda a proteger a frescura do aloe.
  

PROPRIEDADES DO ALOE VERA


1. ANALGÉSICA
         Atua sobre as camadas mais profundas da pele, com um profundo poder de penetração, reduz a dor ao ser aplicada no lugar do ferimento. Devido a seus componentes ativos e a seu poder antiinflamatório e penetrante, o Aloe Vera bloqueia a dor.

2. ANTIINFLAMATÓRIA
         Tem ação similar a esteróides como a cortizona, porém sem seus os efeitos nocivos que esta provoca. Por essa razão pode-se utilizar-se o Aloe Vera em todos transtornos inflamatórios como picadas de insetos e aranhas, eczemas, dermatites, erupções, batidas, tendinites, luxações, infecções reumáticas, artroses, bursite, etc...

3. COAGULANTE
         Como o Aloe Vera contém alto conteúdo de potássio e cálcio, ele provoca a formação de uma rede de fibras que retém os eritrócitos do sangue, ajudando assim a coagulação e cicatrização necessária.
         O cálcio é um elemento muito importante para o bom funcionamento do sistema nervoso e para a ação muscular, sendo um grande catalisador em todo processo de cicatrização.

4. QUERATOLÍTICA
         Permite que a pele danificada ou ferida se desprenda, havendo uma renovação de tecidos com células novas.
         Permite que exista também um maior fluxo sanguíneo através de veias e artérias, livrando-as de pequenos coágulos.

5. ANTIBIÓTICA
         Comprovou-se que o Aloe Vera inibe a ação destruidora de muitas bactérias, como a Salmonella e os Staphylococcus que produzem  o pus, etc...
         É um produto excelente para a eliminação bacteriana, bem como para sua prevenção.

6. REGENERADORA CELULAR
         Aloe Vera possui o hormônio que acelera o crescimento de novas células e além disso elimina células velhas.
         Graças a presença de cálcio no Aloe Vera, as células podem manter seu equilíbrio interno e externo, proporcionando assim melhor saúde celular a todos os tecidos do corpo, porque o cálcio regula a passagem dos líquidos nestas células.

Câncer de Pele
    Dr. Faith Strickland (centro de Câncer Anderson, da Universidade do Texas), assegura que o Aloe Vera será uma arma contra o Câncer de pele do futuro. Assegura também que o Aloe Vera evita que o sistema imunológico da pele se danifique.

7. ENERGIZANTE
         Aloe Vera ajuda no bom funcionamento do metabolismo celular, isto é, ajuda na produção de energia que o corpo necessita.
         Além disso, devido ao seu conteúdo de vitamina C, ela produz uma ação que melhora e estimula a circulação e o bom funcionamento do aparelho cardiovascular. A vitamina C é muito importante para o fortalecimento  do sistema imune, do aparelho circulatório, do aparelho digestivo, intervendo na prevenção da maioria das enfermidades.

8. DIGESTIVA
         Aloe Vera tem uma grande quantidade de enzimas digestivas, que facilitam a absorção dos elementos transformados por elas, que são elevados e absorvidos pelo intestino e levados a corrente sanguínea.

9. DESINTOXICANTE
         Devido ao potássio que o Aloe Vera contém, ela melhora e estimula o fígado e o rins, que são os principais órgãos de desintoxicação. O Aloe contém ácido urônico, o qual elimina as toxinas ao nível celular.
         Depois de ingerida o Aloe pode provocar uma pequena diarréia devido ao fato de que ela produz uma limpeza inicial nos intestinos, tanto de bactérias quanto de alimentos que estão retidos nas alças intestinais ou nos divertículos.

10. HIDRATANTE DA PELE
         O Aloe Vera penetra profundamente na pele e restitui os líquidos perdidos, além de restaurar os tecidos danificados de dentro para fora, como acontece no caso das queimaduras, tanto as ocasionadas por fogo, por radiação ou pelo sol.

11. NUTRITIVA
         O Aloe Vera contém um armazém de nutrientes, que são benéficos a saúde do ser humano. O ser Humano precisa de em torno de 45 substâncias para manter uma saúde em bom estado e Aloe contém mais de 76 substâncias em sua composição.
         Contém princípios ativos como ligninas, saponinas, antroquinonas, vitaminas A, complexo B, C, D, E, água, polissacarídeos, aminoácidos, minerais.

12. TRANSPORTADORA
         É um veículo perfeito para transportar profundamente para dentro da pele outras substâncias ou elementos aos quais está combinada.
         Essa é a razão pela qual existem milhares de produtos cosméticos e medicinais misturados com o Aloe Vera.

         Fonte: Dr. Greg Anderson, diretor de uma clínica naturista, no estado da Califórnia, apoiada em provas de laboratório.
                                Livro: Como usar produtos naturais para o seu bem-estar e sua saúde.
        

COMPOSIÇÃO DA BARBADENSIS MILLER


1-     As VITAMINAS e seus campos de atuação mais importantes:
A (Beta Caroteno)
Visão, pele, osso e contra a anemia.
B1 (tiamina)
Crescimento dos tecidos e energia.
B2 (riboflavina)
Associada à vit. B6 participa da produção das células sangüíneas.
B3 (niacina)
Participa da regulamentação do metabolismo.
B6 (piridoxina)
Associada à vit. B2 participa da produção das células sangüíneas.
B12 (cianocobalamina)
Contra a anemia e problemas neuro-patológicos
C (ácido ascórbico)
Combate infecções estimulando o sistema imunológico.
E (tocoferol)
Juntamente com a vit. C combate infecções.
ÁCIDO FÓLICO (do complexo B)
Auxilia a formação do sangue.

2-     Os MINERAIS e seus campos de atuação mais importantes:
A Aloe Barbadensis Miller contêm mais de 20 minerais essenciais à saúde. Dentre esses:
Fosfato de Cálcio
Crescimento dos dentes e dos ossos, alimento do sistema nervoso.
Potássio
Regula os fluidos do sangue e dos músculos, dos batimentos cardíacos.
Ferro
Absorve o oxigênio para dentro dos glóbulos sangüíneos e aumenta resistência às infecções.
Sódio
Juntamente com o potássio regula os fluidos do corpo e transporta os aminoácidos e a glicose para dentro das células.
Colina
Um dos compostos da lecitina indispensáveis ao metabolismo.
Magnésio e Manganês
Preservam o sistema nervoso e os músculos.
Cobre
Participa da formação do sangue.
Cromo
Colabora no controle do nível de açúcar no sangue, do metabolismo da glicose e da circulação.

3-     Os MONO E POLI SACARÍDEOS e seus campos de atuação mais importantes:
         Os polissacarídeos de cadeias longas parecem ser os verdadeiros responsáveis pelos efeitos milagrosos gerados pela utilização da Aloe Vera. Eles são diametralmente opostos aos monossacarídeos (açúcares simples) que não podem ser destruídos pela água. São eles:
·        Celulose
·        Glicose
·        Manose
·        Aldopentose
·        Ácido urônico
·        Lipase
·        Alinase
·        L-raminose
·        Acemannam – recentemente descoberto e tendo se tornado o maior foco da maioria das atuais pesquisas  sobre Aloe, vem sendo apontado como o maior responsável pela ação “milagrosa” da Aloe como agente contra doenças auto-imunes do tipo câncer, AIDS, reumatismo, artrite, alergias...

4-     Os AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS e seus campos de atuação mais importantes:

         Aminoácidos são os elementos que compões as proteínas. Aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo não consegue produzir. Fundamentais às funções cerebrais, eles também exercem uma ação direta sobre as reações emocionais.
         Dentre os oito aminoácidos classificados como essenciais, todos estão presentes na Aloe Vera Barbadensis Miller:
         Isoleucina, Leucina, Valina, Lisina, Metionina, Fenilanamina Triptofano e Treonina - agem sobre a assimilação das proteínas.

5-     Os AMINOÁCIDOS SECUNDÁRIOS

          Dentre os 14 secundários, isto é, que o organismo pode produzir a partir dos oito essenciais, 11 estão presentes na Barbadensis Miller:

·        Ácido Aspártico e Glutâmico;
·        Alanina e Arginina;
·        Cistina e Glicina;
·        Histidina e Hidroxiprolina;
·        Prolina e Serina;
·        Tirosina

6-     As ENZIMAS e seus campos de atuação mais importantes:

Bradiquinase
Analgésico, antiinflamatório e estimulante do sistema imunológico.
Catalase
Evita a acumulação de líquidos no corpo.
Celulase
Ajuda a digerir a celulose.
Creatina Fosfoquinase
Enzima muscular.
proteolitiase
Liquidifica as proteínas no seu interior.
Carboxipeptidase
Tem função antiinflamatória.
Fosfatase, Amilase e Nucleotidase
OUTRAS SUBSTÂNCIAS ENCONTRADAS
Ácidos Graxos
São os ácidos instaurados indispensáveis à saúde. Dentre esses, o Ácido Caprílico é utilizado no tratamento das micoses.
Lignina
Penetra facilmente na pele.
Saponinas
São ao mesmo tempo depurativas e anti-sépticas.
Antraquinonas
Analgésicas e laxativas.
Aloína
Antibiótica e cartática.
Isobarbaloína
Analgésica e antibiótica.
Ácido Aloético
Antibiótico.
Aloe Emodina
Bactericida e laxativa.
Ácido Cinâmico
Germicida e fungicida.
Óleo Etéreo
Tranqüilizante.
Ácido Crisofânico
Fungicida para a pele.
Antranol e Resistanol

 8 MANEIRAS QUE O ALOE VERA PODE AJUDAR VOCÊ A TER SAÚDE”


1) Vivemos em um mundo onde o Homem para ter maior comodidade, começou a agredir a própria natureza, através da poluição do ar e água, erosão, queimadas, camada de ozônio, etc... Além da agressão da própria natureza o homem começou a agredir a si próprio, através do uso de alimentos com acidulantes, corantes, conservantes, com agrotóxicos, com fertilizantes químicos, gorduras hidrogenadas, hormônios sintéticos, além do uso de drogas lícitas (álcool, cigarro, medicamentos) e ilícitas (maconha, cocaína, etc.).
   Isto faz com que nosso organismo receba diariamente cargas tóxicas, que vão se acumulando e no futuro trarão problemas na saúde do próprio homem. Por estes motivos precisamos usar e se possível diariamente, produtos que desintoxiquem o organismo humano e o Aloe Vera é uma planta perfeita que tem um grande poder de DESINTOXICAR o homem, diminuindo as chances de futuros problemas de saúde. 
2) Nosso Estômago tem um pH que pode variar de 1 a 3, mas com a agressão do próprio homem a ele mesmo, além de problemas mentais e emocionais podem ajudar a mudar este pH, começando a ocasionar uma alteração fisiológica do organismo humano, podendo levar no futuro o homem a vários problemas de saúde, como, um desequilíbrio da Flora Intestinal, dificultando a absorção dos nutrientes recebidos através de nossa alimentação e a passagem de microorganismos nocivos que são hóspedes  desta flora para dentro de algum órgão do nosso corpo, ocasionando infecções.
   O Aloe Vera tem o poder de equilibrar o pH gastrintestinal, equilibrar a Flora Intestinal, facilitando a assimilação de nutrientes pelas vilosidades de nosso intestino. Enfim mais um motivo para usarmos esta planta maravilhosa, o equilíbrio do SISTEMA DIGESTIVO.

3) Existe um Neurotransmissor chamado Serotonina (hormônio que ajuda na regularização da motilidade intestinal e também chamado o hormônio do bom humor, ajudando também a regularizar o sono). Este hormônio é fabricado em quase sua totalidade por células ) localizadas no sistema digestivo, ao contrário dos que muitos pensam que o cérebro é o grande responsável pela fabricação deste hormônio.
Portanto se você quer melhorar seu BOM HUMOR use o Aloe Vera, que ajudará no equilíbrio do sistema digestivo, facilitando a fabricação deste hormônio pelas células enterocromafins, do sistema digestivo.

4) Nosso corpo precisa de 50 nutrientes, que se transformarão em milhares de substâncias
necessárias ao corpo humano e farão que o homem esteja com uma saúde plena. O Aloe Vera tem mais de 200 substâncias que beneficiará o Homem, facilitando seu metabolismo celular, melhorando a produção de ENERGIA do organismo humano.
Portanto se você quer ajudar o seu organismo, use este armazém de NUTRIENTES ao seu corpo que é o Aloe Vera, além de estar deixando seu corpo mais disposto para o corre
corre do seu diaadia.

5) O Aloe Vera possui o hormônio que estimula a REGENERAÇÃO CELULAR, além disso, elimina as células velhas.
Graças á presença de cálcio na Aloe Vera, as células podem manter seu equilíbrio interno e externo, proporcionando assim melhor saúde celular a todos os tecidos do corpo, porque o cálcio regula a passagem dos líquidos nestas células.


6) Nosso corpo tem um exército que tem o poder de combater qualquer invasor que tente penetrar em nosso corpo. O Aloe Vera tem o poder de alimentar esse exército, deixando
o com mais força, assim diminuindo os riscos de infecções, desequilíbrios degenerativos, etc...
Então se você quer deixar seu SISTEMA IMUNOLÓGICO sempre atento aos inimigos e mais forte, use o Aloe Vera.

7) Nossos órgãos e glândulas, tem um tecido protetor chamado Tecido Epitelial, e o Aloe Vera tem o poder de ajudar na regeneração destes tecidos danificados. O maior epitélio é a nossa pele, mas também inclui os tecidos dos intestinos, os brônquios e aparelho genital, etc... Se você quer que seu TECIDO EPITELIAL esteja sempre em ótimo estado use o Aloe Vera.

8) É comum usarmos o Aloe Vera para uma gastrite e nos sentirmos melhor de nosso problema reumático, pois esta planta tem o Poder de Equilibrar o nosso organismo, se adaptando (FUNÇÃO ADAPTOGÊNICA) ao que ele precisa. Portanto se você que aparentemente não tem nenhum problema ingira o Aloe Vera continuamente e estará evitando no futuro, problemas que você ainda desconhece.
___

CUIDE BEM DE VOCÊ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...