domingo, 22 de junho de 2008

20- NOSSAS “MÁSCARAS” POR OUTRO ÂNGULO






NOSSAS “MÁSCARAS” POR OUTRO ÂNGULO

No artigo anterior descrevi as doze personalidades dentro de seus estados mentais e o que há por trás de suas emoções. Neste, mostrarei três tipos de índole ou qualidade dominante inerente a cada grupo, ou seja, o grupo de personalidades dominadoras, possibilitadoras e medidoras.

Somos extremamente complexos, uma multiplicidade de “eus”. Em um momento reagimos de uma maneira, na manhã seguinte podemos estar de outra forma, de acordo com certos acontecimentos, inevitáveis em nossas vidas, acabamos tendo outros tipos de reações, etc... Portanto, é necessário apaziguá-los e fazer com que um único Eu, equilibrado e pleno de harmonia, tenha total controle sobre essa legião de euzinhos...

Devido a multiplicidade de “eus”, fica difícil identificarmos realmente quem somos, ora somos um, ora somos outro, por isso a necessidade de um terapeuta para nos auxiliar nesta empreitada.
Na análise, poderá definir-se mais de uma personalidade, ou seja, em mais de uma categoria. Temos uma personalidade-chave e temos personalidades invasoras, sub-personalidades, pseudopersonalidades, que resultam com freqüência da influência de nossos pais, avós, etc... Influências genéticas que afetam a personalidade-chave.

Portanto, é necessário priorizar um só tipo de personalidade, mas para isto, temos que ao mesmo tempo, trabalhar as personalidades invasoras, para fazer com que todas, harmonizadas trabalhem sob o comando da personalidade-chave.

Ao mesmo tempo estaremos dando suporte de Florais auxiliares e assistentes a personalidade-chave, os primeiros que funcionarão como um sábio conselheiro para controlar a verdadeira personalidade rumo ao seu destino, sem a influência dos obstáculos genéticos e dos “pecados dos pais”. Os segundos tornarão mais fácil o equilíbrio da verdadeira personalidade.

Usarei seus três aspectos, ou seja, o sinal + para um estado de equilíbrio, um * para um estado de desequilíbrio e um – para um estado doentio, ou seja, onde já se encontra o padrão cristalizado.

DOMINADORES > As quatro personalidades ou “máscaras” que fazem parte dessa categoria são as personalidades controladoras, as figuras de autoridade, os que se agitam e movimentam; com grande freqüência, os que abusam. São elas:

IMPATIENS
+ misericordioso * impaciente - cheio de dor/crueldade

VERVAIN
+ tolerante * intensamente idealista - entusiasta em excesso

ROCK ROSE
+ valente * falta de confiança no processo da vida - aterrorizado

CHICORY
+ amor desinteressado * incapaz de relaxar/medo de perder – possessivo

POSSIBILITADORES > As quatro personalidades ou “máscaras” que fazem parte dessa categoria são as vítimas, aquelas pessoas aparentemente mais fracas, o que dificulta que elas se protejam das influências externas; parecem frágeis e menos capazes de cumprir com êxito as exigências do mundo. São elas:

MIMULUS
+ compassivo * temeroso - rancoroso por ter sido descuidado/enganado

GENTIAN
+ compreensivo * perde a fé - desanimado

CERATO
+ sábio * duvida da sua habilidade/teme parecer tolo - idiota

CENTAURY
+ vontade forte * confunde serviço com sacrifício - vontade fraca

MEDIADORES > As quatro personalidades ou “máscaras” que fazem parte dessa categoria são os que se encontram, no meio do conflito entre os Dominadores e Possibilitadores, ou seja, são os pacificadores ou os silenciosos, que não interferem e têm a habilidade de analisar ambos os lados da questão. São elas:

CLEMATIS
+ concentrado * incapaz de concretizar idéias - indiferente

AGRIMONY
+ paz interior * nega sentimentos - atormentado

SCLERANTHUS
+ estável * desequilibrado - indeciso

WATER VIOLET
+ alegre * magoado – retraído

O objetivo é descobrir, quais os Florais que ajudarão o indivíduo a manter o equilíbrio mental/emocional, a integração dos seus vários aspectos.

Os Florais isolados são apenas pedacinhos de informação, enquanto a combinação dos mesmos oferece uma visão mais holística (harmonia e equilíbrio com o Todo), orientada para a compreensão do nosso objetivo de vida e, possivelmente, a chave do que está bloqueando a pessoa, impedindo-a de alcançar esse ideal.


Marilena Rodriguez
Terapeuta Holística
Contato:
liberdadedeser@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...